A comunicação começa com empatia

Fabiano Barros • Colunista do Repórter Ceará
24 de junho de 2021 às 11:37

Algumas pessoas nos perguntam como o programa SerTão Conta Mais, que é gerado na Rádio Campo Maior AM 840 e transmitido simultaneamente pelo canal por assinatura SerTão TV, consegue atingir públicos com idades diferentes, sobretudo crianças, na era da internet. E a resposta é simples: é preciso sensibilidade de uma equipe com as causas sociais da população.

O SerTão Conta Mais que já promoveu campanhas para cirurgias de crianças, doações de peças de roupas para bebês, cujas mães encontravam-se em situação de vulnerabilidade social, campanhas de alimentação, chegando até a repercussão do caso do garoto de 8 anos com laço afetivo ao padrasto. E agora, recentemente, o caso de uma garota de 13 anos que não tem a dignidade de possuir seu registro civil, mesmo com toda luta da avó agricultora.

Não se trata de promoção, trata-se de mostrar o quanto ações como estas são parte da essência da arte de comunicar, e o quanto isso gera resultados bons: incentivar no outro o fazer bem.

As demandas vão surgindo e é preciso ter um olhar sensível para elas. A população ganha voz através da rádio, da TV e das redes sociais, e são fortalecidas por um grupo ao longo dos seus 33 anos de atuação.

Não tem receita. A resposta é o trabalho em time, o atendimento às demandas da população com responsabilidade na garantia da dignidade, prestando serviço e atento às necessidades.

São muitos os relatos, e a comunicação tem um papel fundamental em todo esse processo social, de construção de direitos. Deve ser também seu objetivo, e é, quando se tem empatia.

Comunicar é servir e ser mais que uma ponte para resolver questões. É entender, sugerir para replicar ou implantar o melhor.

(Imagem: Documentário produzido pela SerTão TV com família do garoto de 8 anos que escreveu carta a juíza)

Para conferir mais artigos na coluna de Fabiano Barros, clique AQUI.

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Enquete
Anúncio
Entendendo A Notícia
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo