Home Justiça Eleitoral Justiça determina cassação de mandatos de vereadores de Potengi por fraude na...

Justiça determina cassação de mandatos de vereadores de Potengi por fraude na cota de gênero

No último dia 30 de junho, o juiz Sylvio Batista dos Santos Neto, da 68ª Zona Eleitoral de Araripe, cassou os mandatos dos dois vereadores eleitos pelo PSD no município, além de ter determinado a anulação dos votos da chapa proporcional do partido que concorreu nas Eleições Municipais de 2020 na cidade.

No caso, a acusação que recai sobre o PSD, sobre fraude na cota de gênero, pode resultar na perda de mandato dos vereadores José Juscie Rodrigues da Costa (Cie das Guaribas) e José Edivanio Ferreira dos Santos (Edivanio). Oito suplentes também serão atingidos.

Apesar da decisão do juiz, o efetivo cumprimento da sentença se dará com a confirmação da decisão do Juiz eleitoral de 1ª instancia, após esgotados todos os recursos em segunda instância, no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

A denúncia de Potengi foi apresentada pela candidata Simone Guedes (MDB) e pelo candidato Nicodemos Rodrigues (PT), que não se elegeram. Eles alegaram que as candidatas Carina de Morais Sousa (PSD) e Maria Marly Duarte Passos (PSD) foram inscritas no pleito, mas o objetivo delas era apenas cumprir a cota de gênero, 30% das vagas destinadas a mulheres.

A acusação apontava que Carina e Marly não “estavam concorrendo de fato, posto que não praticavam campanha e não buscavam os votos dos eleitores, não tendo sequer confeccionado panfletos e/ou adesivos”. As duas mulheres, segundo a denúncia, não chegaram a divulgar nas próprias redes que eram candidatas.

“Curiosamente, a candidata Marly Duarte Passos é irmã do então candidato ao cargo de prefeito, Samuel Carlos Alves Tenório de Alencar (PSD), não tendo este se prestado a divulgar uma única publicação em suas redes sociais pedindo voto ou apoio àquela”, acrescenta a acusação.

Repórter Ceará (Foto: Divulgação/Câmara dos Vereadores)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here