E se tivéssemos mais árvores, faria tanto calor?

Elistênio Alves • Colunista do Repórter Ceará
15 de setembro de 2021 às 10:55

Não sei vocês, mas desde o começo do mês de setembro tenho percebido que a temperatura, especialmente no período da tarde, em Quixeramobim, tem ficado cada vez mais insuportável.

Digo: insuportável mesmo!

Entendo que é natural para esta época do ano na nossa região, a tão conhecida época do B R O – B R Ó (setembro, outubro, novembro), uma elevação na temperatura, mas, gente, o que é isso? Está fora do normal! Ontem, pouco mais de 16 horas, 37 graus, com sensação passando muito dos 40. Insuportável.

Fico a imaginar aqueles que precisam estar no sol para o trabalho, sendo expostos a temperaturas mais elevadas ainda. A se pensar, será normal isso ou é provocado?

Longe de mim ser um especialista na área, pelo contrário, sou apenas um observador. Nossa cidade mudou muito, o concreto e o metal ganharam mais espaço ainda e as árvores estão, aos poucos, desaparecendo do centro urbano, tornando assim nosso Quixeramobim em um grande terreiro de ‘quentura’.

Note. Na sua infância, na sua rua mesmo, tinha mais árvores que hoje? No seu bairro, onde você sempre morou, as árvores ainda são predominantes? No meu, não. Crescemos sem pensar muito na importância de uma boa arborização para garantir ao menos sombra para passar esse calor infernal.

Não quero dizer com essa constatação que esse é o principal fator para a elevação da temperatura em nossa cidade, mas que colabora, ah! Eu tenho certeza! Pelas ruas, nos sinais, na maioria das vezes, até na sombra do poste vejo gente se protegendo. Saudade de quando tínhamos muitas tamarineiras espalhadas pela cidade. Era sombra o dia todo. Hoje a sombra é do ‘metal’ das placas das ‘boutiques’.

Um dia, não muito distante, mais por necessidade financeira e obrigatoriedade do que por vontade própria, deveremos ter mais áreas verdes em Quixeramobim. É o que espero. Tomara que aguentemos todos até lá, porque, ô calor da peste.

Foto: Aurélio Alves

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Enquete

Você é a favor da realização de festas de Réveillon e Carnaval no Ceará?

View Results

Loading ... Loading ...
Anúncio
Entendendo A Notícia
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo