Home Educação Entregue nova escola de Ensino Médio para beneficiar juventude do Vila Velha,...

Entregue nova escola de Ensino Médio para beneficiar juventude do Vila Velha, em Fortaleza

“Tenho certeza de que com este novo equipamento de educação, notável em sua bela e moderna arquitetura, a nossa cidade, em especial a juventude de nossa comunidade, avançará em passos largos rumo ao futuro promissor onde nós jovens devemos ser protagonistas”. O depoimento é da estudante Maria Giovana Freire, que cursa a 2ª série na Escola de Ensino Médio Dona Hilza Diogo de Oliveira, localizada no bairro Vila Velha, em Fortaleza. A nova sede da unidade de ensino foi entregue, nesta quinta-feira, 16, pelo governador do Ceará, Camilo Santana.

A inauguração contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela; do Prefeito de Fortaleza, José Sarto; do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; da secretária da Educação, Eliana Estrela; além de educadores e outros agentes públicos.

“A coisa mais importante que tem nesta escola é o capital humano, são as pessoas que amam e têm vontade de dar o melhor da educação para vocês, jovens, aqui desta escola. Portanto, a minha palavra aqui hoje é de agradecimento, otimismo e esperança em acreditar que é possível, sim, construir um mundo melhor, onde as pessoas possam ter oportunidades iguais. Este é o nosso compromisso”, declarou o governador Camilo Santana.

Fundada em 1975, a Escola Hilza Diogo de Oliveira recebeu um novo espaço preparado para atender até 540 alunos por turno. O prédio é composto de três pavimentos, com 12 salas de aula climatizadas, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, elevadores para garantir a acessibilidade, além de um ginásio poliesportivo. O investimento total foi de R$ 9,3 milhões, provenientes dos Governos Estadual e Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Vocês [estudantes] zelem por isso aqui. Eu lembro que na minha época a escola pública não tinha essa qualidade. E não tem hoje nenhuma escola privada, em Fortaleza ou no Ceará, que tenha a qualidade que não só da engenharia, da beleza e da arquitetura, mas a qualidade do recurso humano, do professor, diretor e secretária vocacionados, que fazem do Ceará exemplo para o Brasil todo “, destacou José Sarto.

Emocionada durante a entrega do equipamento, a primeira diretora da escola, Francisca Muniz, falou sobre a importância da instituição para a comunidade do Vila Velha. “Quando nós chegamos aqui na Hilza Diogo, não tinha nem muro ao redor, mas nós trabalhamos e conseguimos tudo. Nós erguemos tudo. Agora, é uma estrutura nova e adaptada ao novo momento. Tenho muita gratidão a essa escola, porque aqui eu vivi os melhores anos da minha vida profissional”, contou.

Repórter Ceará 

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here