14 anos de UAB em Quixeramobim: um exemplo de democratização no ensino e oportunidade

Elistênio Alves • Colunista do Repórter Ceará
21 de setembro de 2021 às 11:43 1

A Universidade Aberta do Brasil – UAB – completou, em Quixeramobim, 14 anos em 2021.

Em 8 de junho de 2006, por meio do decreto Nº 5.800, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB – voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país.

No texto do decreto, linhas simples que resumem a importante significação do que ora era instituído como política nacional. Em suma, a UAB tinha por finalidades: oferecer cursos superiores nas diferentes áreas do conhecimento; ampliar o acesso à educação superior pública; reduzir as desigualdades de oferta de ensino superior entre as diferentes regiões do país; estabelecer amplo sistema nacional de educação superior a distância; e fomentar o desenvolvimento institucional para a modalidade de educação a distância, bem como a pesquisa em metodologias inovadoras de ensino superior apoiadas em tecnologias de informação e comunicação.

Em 20 de junho de 2007, em Quixeramobim, era instalada na antiga estrutura do colégio estadual Dr. Andrade Furtado, de forma gratuita e descentralizada, a UAB Quixeramobim. Foi a grande oportunidade que muitos jovens tiveram de, na saída do ensino médico, ingressar de imediato em cursos de educação superior de importantes instituições de ensino do Estado, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (UECE).

O conceito revolucionário da UAB, como pensado nacionalmente, foi fundamental para a construção de muitos profissionais hoje dedicados no que fazem em todo este vasto sertão. É bem verdade que o Município de Quixeramobim foi e é muito importante para o sucesso da UAB, não esquecendo da luta incansável do professor Antônio Marcos Machado e do agora vice-prefeito, a época prefeito da cidade, Edmilson Júnior, que acreditou na possibilidade de que a cidade poderia se tornar um grande expoente no ensino superior.

É bem verdade que mesmo com todos os esforços sempre é possível fazer mais. A UAB é um espaço que merece muita atenção e investimentos, pela relevância educacional e por ser um local puro de construção de importantes profissionais.

Daqui escrevo emocionado, pois sei que fiz a escolha certa. Tive o privilégio de cursar Letras Espanhol pela Universidade Federal do Ceará via UAB Quixeramobim. No dia da minha colação, na concha acústica da UFC, em Fortaleza, quando o Magnífico reitor Hanry de Oliveira Campos me outorgou grau, lá estava mais um formado!

Meu desejo é de vida longa. Meu desejo é de que a parceria com as instituições de ensino superior se fortaleça cada dia mais. Meu sonho é ver aquele espaço com infraestrutura invejável, extraindo de seus graduandos sempre o melhor.

Ganha a cidade, ganha a região e ganha o país.

Confira mais artigos na coluna de Elistênio Alves AQUI.

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
1 Comentário
  1. Claudiana disse:

    Infelizmente, não tenho boas memórias em relação a instituição, pois até hoje não recebi o certificado de um curso que participei presencial na mesma. Mas, reconheço a sua importância e o impacto positivo gerado na comunidade.

Deixe uma Resposta

Enquete
Anúncio
Entendendo A Notícia
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo