Home Geral Mais de 2 mil consumidores são isentos da cobrança de iluminação pública...

Mais de 2 mil consumidores são isentos da cobrança de iluminação pública em Caririaçu

A atuação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) em Caririaçu resultou em benefícios para mais de dois mil consumidores residentes na zona rural do município. Os cidadãos da cidade passaram a ser isentos da cobrança de contribuição de iluminação pública (CIP), em atendimento à legislação municipal que prevê a isenção dessa taxa a moradores da área rural. Segundo o titular da Promotoria de Justiça de Caririaçu, promotor de Justiça Rafael Couto Vieira, após procedimento administrativo instaurado pelo MPCE, a Enel regularizou o cadastro desses consumidores. A informação é da assessoria do órgão.

O promotor de Justiça Rafael Couto Vieira explica que a contribuição de iluminação pública é definida em lei municipal e, em Caririaçu, a legislação do Município prevê que os moradores da zona rural sejam isentos da cobrança. Porém, a Câmara de Vereadores denunciou ao MPCE que a isenção desse tributo não estava sendo respeitada e que cidadãos residentes na área rural recebiam a cobrança indevida.

Diante disso, após instaurar procedimento, o MP requereu mais informações do Município. Em resposta inicial, o ente municipal relatou que havia dificuldades para diferenciar as zonas urbana e rural. A fim de buscar soluções, o promotor Rafael Couto Vieira cobrou que a Prefeitura enviasse à Promotoria o Plano Diretor do Município, a Lei de Zoneamento do Município bem como um mapa diferenciando as zonas. Com base nas informações recebidas, o MPCE apresentou essa documentação à Enel, que regularizou a cobrança e isentou as famílias da contribuição de iluminação pública, encaminhando dados de mais de 2 mil unidades consumidoras que foram isentas da taxa.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here