Home Pandemia Decreto dispensa uso de máscara em espaços públicos de Nova Olinda, no...

Decreto dispensa uso de máscara em espaços públicos de Nova Olinda, no Ceará

A Prefeitura de Nova Olinda, na Região do Cariri, tornou público na manhã desta quarta-feira, 6, o decreto de nº 57;2021, que desobriga o uso de máscara em espaços públicos do município. A flexibilização foi tomada após a cidade atingir o percentual de 88,7% da população adulta vacinada com as duas doses, assim como a drástica diminuição de incidência de casos e internações na ala covid-19, que foi desativada provisoriamente na última semana pela falta de pacientes.

A nova regra passa a vigorar já nesta quarta e vale apenas para espaços abertos e sem aglomeração de pessoas que tenham tomado as duas doses da vacina, e após 15 dias da aplicação. Já para os outros locais, o uso obrigatório de máscara fica mantido.

De acordo com o prefeito Ítalo Brito, depois da desativação da ala covid-19 do município, essa decisão representa mais um passo que a gestão municipal dá no sentido de voltar à normalidade. O gestor também destaca que “espera que a população continue usando a máscara nos locais fechados, como o comércio, e que o decreto poderá ser reavaliado a qualquer momento”, diz.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), contudo, diz que o Governo não cogita nenhuma flexibilização das medidas individuais de combate à pandemia. “Nenhuma flexibilização referente ao não uso de máscaras de proteção é cogitada no momento, tendo em vista não haver contexto sanitário favorável no Estado”, afirma, em nota, a pasta.

A medida contraria orientações de especialistas e o próprio decreto estadual vigente, que aponta que é dever geral de proteção individual o uso de máscara.

Repórter Ceará 

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here