Crateús já conta com primeira etapa da Estrada da Produção e unidade da Perícia Forense

9 de outubro de 2021 às 09:49 0

O governador do Ceará, Camilo Santana, esteve em Crateús para a entrega de duas obras importantes para a cidade e região: a primeira etapa da Estrada da Produção (trecho Crateús-Realejo), e a unidade da Perícia Forense. Na ocasião, foi assinada a ordem de serviço para obras de esgotamento sanitário dos bairros Cidade 2.000 e Patriarcas. A seu lado estava o prefeito da cidade, Marcelo Machado, a assessora especial do governador, Janaína Farias, o titular da Secretaria da Segurança Pública (SSPDS), Sandro Caron, e o superintendente de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira. Além deles, deputados, prefeitos da região e outras autoridades locais.

“Eu lembro do pedido desta estrada aqui. Recebemos prefeito, deputados, com o pedido da assessora Janaína, em 2018, que era um sonho fazer a Estrada da Produção. Mas eu comentei que a estrada era muito grande, e sempre sou muito sincero com as minhas coisas. Daí eu disse para fazer a primeira etapa, de 15 quilômetros (km), conseguimos fazer e estamos entregando hoje. Uma estrada toda sinalizada, que atende a população, aos produtores, agricultores aqui da região, para dar segurança a quem trafega, para escoar a produção, e para acabar com aquela poeira. Deixo aqui o aviso que já estamos tentando o financiamento com o Banco Mundial para novas estradas”, contou o governador sobre a pavimentação do acesso do distrito de Realejo à sede de Crateús, pela CE-533.

A pavimentação atende a população de 12 distritos que utilizam a estrada. Facilita não apenas o deslocamento dos moradores de Realejo ao centro de Crateús, mas também os produtores agrícolas da região serrana, pois o trecho integra parte do projeto da chamada Estrada da Produção. Para o prefeito de Cratéus, Marcelo Machado, a obra é fruto da cooperação de trabalho com a ajuda de deputados, da assessoria especial Janaína Farias e, principalmente, do governador, Camilo Santana. “Nós só temos a agradecer por essa obra que beneficia tanta gente na Região”, celebrou.

Viabilizada por meio do Programa Ceará de Ponta a Ponta, o trecho inaugurado contou com investimento de R$ 6,3 milhões.

A visita do governador Camilo Santana a Crateús incluiu a inauguração do Núcleo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), equipamento no qual foram investidos cerca de R$ 4,4 milhões na construção do prédio e compra de equipamentos.

O núcleo foi entregue com equipamentos e mobiliário modernos específicos para a área de atuação da Perícia Forense e com novas viaturas. Com uma área de intervenção de 2.969,86 m², conta com salas de espera; de exames e consultório; de digitação e identificação; de armas; de perícia criminal; dois laboratórios e sala de laudos; necrópsia e refrigeração; de reconhecimento de corpo, entre outros espaços.

Irão funcionar na nova unidade os Núcleos de Biologia e Bioquímica, Toxicologia e DNA Forense, ligados à Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forense (Calf); a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), que realizará exames de lesão corporal de diversos tipos; e a Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), que atuará com os Núcleos de Identificação Civil.

A nova unidade da Pefoce beneficiará a população de 12 municípios que fazem parte da região. O novo núcleo da Pefoce atenderá mais de 342 mil habitantes dos municípios de Ararendá, Crateús, Croatá, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Ipu, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga e Tamboril.

Repórter Ceará

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Deixe uma Resposta

Enquete
Anúncio
Entendendo A Notícia
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo