Home Geral Cearense considerada a pessoa mais velha do Brasil morre aos 116 anos,...

Cearense considerada a pessoa mais velha do Brasil morre aos 116 anos, em Fortaleza

Na última terça-feira, 5, a cearense Francisca Celsa dos Santos, considerada a pessoa mais velha do Brasil e a terceira do mundo, morreu, aos 116 anos, em Fortaleza, após ser acometida por uma pneumonia. O título de mais velha do país foi validado pelo Gerontology Research Group (GRG), ou Grupo de Pesquisa em Gerontologia, que trabalha desde o início da década de 1990 com a longevidade humana e é uma das entidades indicadas pelo Livro Guinness de Recordes para validar idades.

Conforme a uma das netas de dona Francisca, a assistente administrativa Fernanda Aliny Barroso Celsa, a avó não teve Covid-19, mas a piora no quadro de saúde provocou a múltipla falência de órgãos. Ela morreu na casa em que residia, localizada no Bairro Messejana. A idosa era natural de Cascavel.

O corpo da cearense foi sepultado por volta das 16h da última quarta-feira, 6, no Cemitério Municipal de Pacajus (Nossa Senhora da Conceição), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

A neta ainda informou que, um dia antes de morrer, Dona Francisa foi reconhecida como a mulher mais velha da América Latina. “Recebemos a ligação do pessoal do Guinness Book nos dando a notícia, ficamos muito felizes no dia e logo veio a partida dela, foi muito difícil”, lamenta Fernanda.

Repórter Ceará (Foto: Arquivo pessoal)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here