A praça recebe a música: a volta dos boêmios e boêmias

Terezinha Oliveira • Colunista do Repórter Ceará
30 de outubro de 2021 às 12:16

As noites de sábado voltam a ecoar os sons melodiosos do cancioneiro da Era de Ouro do Rádio Brasileiro, quando as emissoras contratavam os grandes cantores e cantoras e estes divulgavam suas gravações pelas ondas da radio transmissão. Por esse meio chegavam aos rincões mais longínquos a voz de Orlando Silva, Dalva de Oliveira, Nelson, Ângela e tantos mais. Assim, os jovens deste Sertão Central escutavam e cantavam suas canções preferidas. Com o passar do tempo os cabelos embranqueceram, mas a memória guardou e a voz repete os sons e letras criados por Noel Rosa, Braguinha, Bororó, Cândido das Neves, Adelino, Evaldo e Jair Amorim e tantos mais.

Em nossa Quixeramobim nasceram bons instrumentistas e afinados cantores que, até os anos 60 e 70, saiam pelas ruas em altas horas para cantar nas calçadas de suas amadas. Um desses cantores depois formou um Grupo Musical com seus instrumentistas preferidos – falo do “COROAS da SAUDADE”, liderado por Zé Artur Costa, que se acompanhava por Dico Alexandre, Dedé Paulo, Antônio Alexandre, Tenilson e João Pinheiro. Alguns desses músicos, Zé Artur e outros cantores e cantoras do grupo se reorganizaram para levar à frente o projeto “RESGATANDO A BOEMIDADE”, iniciado em setembro de 2011. Além de Isa Caetano e Marinete, vindas do antigo Grupo, se agregaram Paulo de Tasso, Zé de Melo, Magda Saraiva, J. Martins, Evandro Brilhante e outros. Tivemos também os saudosos Pedro Azevedo e Miguel de Paula.

Os encontros quinzenais foram interrompidos em março de 2020 com o advento da pandemia, que hoje está controlada, e foram liberados eventos com público limitado, permitindo que os membros desse projeto voltem a atuar para a alegria do seu público fiel que anseia por esse saudável lazer.

Desse modo, adaptando a letra de Adelino Moreira posso dizer:

         “Boemia aqui nos tem de regresso

           Voltamos pra rever os amigos que um dia

           A Pandemia afastou    

           Nós voltamos! 

          A BOEMIDADE voltou novamente

         Vamos atender um público fiel

          Vamos rever os amigos leais

          Vamos sonhar em novas serenatas    

          É assim que nos mantemos “legais”  

Para conferir mais artigos na coluna de Terezinha Oliveira, clique AQUI.

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Enquete

Você é a favor da realização de festas de Réveillon e Carnaval no Ceará?

View Results

Loading ... Loading ...
Anúncio
Entendendo A Notícia
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo