Home Terezinha Oliveira A praça recebe a música: a volta dos boêmios e boêmias

A praça recebe a música: a volta dos boêmios e boêmias

As noites de sábado voltam a ecoar os sons melodiosos do cancioneiro da Era de Ouro do Rádio Brasileiro, quando as emissoras contratavam os grandes cantores e cantoras e estes divulgavam suas gravações pelas ondas da radio transmissão. Por esse meio chegavam aos rincões mais longínquos a voz de Orlando Silva, Dalva de Oliveira, Nelson, Ângela e tantos mais. Assim, os jovens deste Sertão Central escutavam e cantavam suas canções preferidas. Com o passar do tempo os cabelos embranqueceram, mas a memória guardou e a voz repete os sons e letras criados por Noel Rosa, Braguinha, Bororó, Cândido das Neves, Adelino, Evaldo e Jair Amorim e tantos mais.

Em nossa Quixeramobim nasceram bons instrumentistas e afinados cantores que, até os anos 60 e 70, saiam pelas ruas em altas horas para cantar nas calçadas de suas amadas. Um desses cantores depois formou um Grupo Musical com seus instrumentistas preferidos – falo do “COROAS da SAUDADE”, liderado por Zé Artur Costa, que se acompanhava por Dico Alexandre, Dedé Paulo, Antônio Alexandre, Tenilson e João Pinheiro. Alguns desses músicos, Zé Artur e outros cantores e cantoras do grupo se reorganizaram para levar à frente o projeto “RESGATANDO A BOEMIDADE”, iniciado em setembro de 2011. Além de Isa Caetano e Marinete, vindas do antigo Grupo, se agregaram Paulo de Tasso, Zé de Melo, Magda Saraiva, J. Martins, Evandro Brilhante e outros. Tivemos também os saudosos Pedro Azevedo e Miguel de Paula.

Os encontros quinzenais foram interrompidos em março de 2020 com o advento da pandemia, que hoje está controlada, e foram liberados eventos com público limitado, permitindo que os membros desse projeto voltem a atuar para a alegria do seu público fiel que anseia por esse saudável lazer.

Desse modo, adaptando a letra de Adelino Moreira posso dizer:

         “Boemia aqui nos tem de regresso

           Voltamos pra rever os amigos que um dia

           A Pandemia afastou    

           Nós voltamos! 

          A BOEMIDADE voltou novamente

         Vamos atender um público fiel

          Vamos rever os amigos leais

          Vamos sonhar em novas serenatas    

          É assim que nos mantemos “legais”  

Para conferir mais artigos na coluna de Terezinha Oliveira, clique AQUI.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here