Home Segurança Governo do Ceará recebe premiação internacional por uso de tecnologia na redução...

Governo do Ceará recebe premiação internacional por uso de tecnologia na redução de crimes

O uso de tecnologia no auxílio à redução da criminalidade, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) do Governo do Ceará, é referência internacional. O estado recebeu, nessa quarta-feira, 3, o prêmio concedido pela revista Latin Trade, publicação mensal reconhecida pela excelência na cobertura de tendências inovadoras corporativas.

Representando o governador Camilo Santana, o secretário-executivo da SSPDS/CE, Samuel Elânio, participou, de forma remota, da solenidade de premiação ocorrida em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Em sua fala, o gestor citou o trabalho estratégico com apoio de tecnologias disruptivas criadas pela pasta. “Essa premiação mostra que as ferramentas desenvolvidas e empreendidas pela SSPDS/CE, com apoio do Governo do Ceará e do governador Camilo Santana, são fundamentais para a Segurança Pública. Não somente no Ceará, mas em todo o mundo”, afirmou.

Entre os quatro vencedores, apenas o Ceará foi escolhido para representar o Brasil. Também foram agraciados, Montevidéu (Uruguai), Medellín (Colômbia) e Tlajomulco (México). “Ser reconhecido é a confirmação de que estamos no caminho certo e somos espelho para outros estados e países”, comemorou o secretário-executivo da SSPDS, Samuel Elânio.

O gestor ainda citou a importância do Agilis, inteligência artificial aplicada ao Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid/SSPDS) e suas mais de 3.300 câmeras, para a certificação internacional. A ferramenta foi implantada em maio de 2021, somando-se ao Spia – Sistema Policial Indicativo de Abordagem. Com o apoio da tecnologia, o Ceará reduziu, entre janeiro e setembro de 2021, o índice de roubos e furtos de veículos, que caiu de 9.843 para 8.845, se comparado ao mesmo período em 2020. A retração foi de 10%, conforme a Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Também de acordo com dados compilados pela instituição vinculada à SSPDS, o Ceará hoje apresenta retração de 11% no balanço dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), indo de 40.938 para 36.424, no recorte também de janeiro a setembro de 2020 em comparação aos mesmos meses de 2021, respectivamente.

O prêmio editorial reconhece os melhores exemplos no uso da tecnologia para manter a segurança e o bem-estar da sociedade, além de definir novos padrões para cidades inteligentes na América Latina. As iniciativas vencedoras se destacam pelo impacto, a partir de métricas, que produziram na população.

Repórter Ceará (Foto: Ascom SSPDS)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here