Home MPCE MPCE abre investigação para apurar aglomeração em evento de Aracati

MPCE abre investigação para apurar aglomeração em evento de Aracati

O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, instaurou Notícia de Fato para apurar descumprimento dos Decretos Estaduais que estabelecem medidas para enfrentamento à Covid-19 pela organização do 4° Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati, realizado neste fim de semana. A informação é da assessoria do MP.

O despacho foi publicado na tarde do último domingo, 14, após a veiculação de fotos e vídeos dos shows de sexta e sábado à noite nas redes sociais. As imagens mostram uma grande aglomeração de pessoas, sem distanciamento social e muitas sem máscaras.

De acordo com o documento, o prefeito municipal e a vigilância sanitária têm o prazo de cinco dias para prestar esclarecimentos ao Ministério Público sobre o caso.

Em nota, a organização do evento disse que o festival “foi realizado em local aberto e seguiu os protocolos para realização”.

Nota do festival na íntegra

O Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati foi realizado em local aberto e seguiu os protocolos para realização de eventos determinados pelo governo.

O festival só permitiu o acesso mediante apresentação de comprovante do ciclo de imunização completo contra a covid-19 ou teste PCR negativado nas últimas 24 horas, inclusive disponibilizando ponto de testagem gratuito na cidade.

Com impacto direto em diversos setores da cidade, o evento movimentou toda a cadeia econômica de Aracati, gerando renda para hotéis, pousadas, restaurantes, micro e pequenos empresários, artesãos e comunidades inteiras que sobrevivem da agricultura familiar.

O festival abriu espaço para mais de 60 expositores, sendo 45 de empreendedores locais, 10 de artesanato, 5 da rota das falésias e 5 de agricultura familiar, impactando centenas de pequenos produtores. Em balanço preliminar, o evento movimentou cerca de R$ 300 mil reais durante os três dias de programação.

A exemplo dos eventos com público que já vem ocorrendo no país, como a realização de jogos de futebol em estádios e shows abertos, o Festival da Cultura e Gastronomia de Aracati adotou todos os critérios para garantir a segurança física e sanitária de todos os envolvidos.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here