Prestação de serviços e cursos marcam primeiro dia da Assembleia Itinerante em São Benedito

17 de novembro de 2021 às 16:24 0

A Assembleia Itinerante está em São Benedito nessa terça-feira, 16, onde permanece até o dia 18, quando acontecerá a realização da sessão plenária. No primeiro dia de evento, a população teve acesso a vários serviços oferecidos por órgãos da Casa Legislativa e por instituições parceiras, além de palestras e atrações do Festival de Arte e Cultura, promovido pelo Instituto Future e realizado no Calçadão Espaço do Povo, no centro da cidade.

O prefeito de São Benedito, Saul Maciel, presente às atividades, destacou que a iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará é uma forma de mostrar o trabalho do legislativo e aproximar os moradores da região com os serviços que a Casa já oferece para a população.

“Para nós, é muito importante saber que a região da Ibiapaba, principalmente a cidade de São Benedito, está sendo agraciada com toda a estrutura de serviços montados pela Assembleia, desde a realização de cursos e palestras até a retirada de documentos, com o caminhão do cidadão. Esperamos que na sessão plenária de quinta possamos elaborar ações de desenvolvimento para ajudar não só nossa cidade, mas também toda a nossa região”, destacou.

A abertura do evento aconteceu no Calçadão Espaço do Povo, onde diversos stands chamaram a atenção do público, principalmente o da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da AL. Na ocasião, houve uma roda de conversa com estudantes sobre relacionamento abusivo e masculinidade tóxica. A procuradora e deputada Augusta Brito (PCdoB) destacou que o contato direto com os moradores da região faz com que o povo entenda o trabalho realizado pelo Legislativo e tenha participação com o poder público diretamente.

“Em São Bendito, já temos a Procuradoria Especial da Mulher, presente na Câmara Municipal, e pretendemos levar, futuramente, para outras 37 cidades do Estado. Com as rodas de conversas promovidas pela procuradoria, as mulheres terão voz para conhecer e discutir sobre todos os assuntos, desde relacionamentos abusivos, violência doméstica, situação das mulheres agricultoras, indígenas, entre outros”, declarou.

A estudante do segundo ano Amanda Marques, 16 anos, da Escola de Ensino Médio Ministro Antônio Coelho, comentou que a roda de conversa abriu seu olhar para o empoderamento feminino.“Algumas mulheres não sabem o poder que elas possuem. Aqui aprendi que temos que nos expressar sem medo de repressão e que há órgãos que nos ajudam e nos dão o suporte necessário caso haja algum tipo de problema, seja físico ou psicológico”, revelou.

Atendimentos

O Departamento de Saúde da Casa levou até a população beneditense profissionais de nutrição, odontologia, psicologia e enfermagem, que fazem a verificação e orientação sobre hipertensão e diabetes, além de outros especialistas, para palestrar sobre os cuidados com a saúde.

A dona de casa Maria Margarida Alves de Medeiros, 64 anos, disse que foi uma maravilha ter esse serviço na cidade, pois, só assim, aproveitou para saber como estava a sua saúde. “Saio daqui com o coração tranquilo, porque estou com uma saúde de criança”, sorriu.

O Escritório Frei Tito de Direitos Humanos, Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos e o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) também estão presente no local, disponibilizando seu acervo de publicações virtuais com acesso por QR Code.

Outros serviços 

Além dos serviços prestados pela Assembleia, a população conta ainda com unidade móvel de serviços, cursos e orientações ao público pelo Estado e parceiros. No Caminhão do Cidadão, a população é orientada como proceder na retirada de documentação, como RG (primeira e segunda vias).

Além disso, há orientações para quem deseja atuar ou formalizar-se como microempreendedor individual (MEI), com informações sobre cursos, capacitações e consultorias, através do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De acordo com o agente de desenvolvimento de do Sebrae de São Benedito, Nelson Cunha, esse espaço é destinado para informar e esclarecer dúvidas sobre o MEI, além de auxiliar os que já possuem o serviço.

No stand do Corpo de Bombeiros, o subtenente Oliveira ensinou como proceder no auxílio de primeiros socorros a uma pessoa que esteja engasgando. Órgãos do Estado como Detran e Sema também estão presentes. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) faz uma ação de educação no trânsito para crianças e jovens e tira dúvidas sobre os serviços do órgão.

Já no stand da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Sema) é possível realizar consulta de processos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Curso de Educação Ambiental sobre o programa Agente Jovem Ambiental, oficina de arte e educação com materiais recicláveis e outros.

No calçadão, há também um espaço de Ecoponto, destinado à troca de material para reciclagem por mudas de plantas. Para o secretário-executivo de meio ambiente de São Benedito, Helton Lopes, é importante que a população abrace a causa e não degrade o meio ambiente. “Além de a população vir usufruir dos atrativos da Assembleia Itinerante, o Ecoponto serve para dar um destino correto ao lixo que iria para a natureza”, destacou.

A Assembleia Itinerante continua na quarta-feira, com os serviços, palestras, cursos e com o Festival de Arte e Cultura, que tem a participação de artistas da região, sempre respeitando todos os cuidados sanitários e de distanciamento social em decorrência do cenário de pandemia do coronavírus, com uso de máscaras e álcool em gel.

Repórter Ceará 

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Deixe uma Resposta

Enquete

Você é a favor da realização de festas de Réveillon e Carnaval no Ceará?

View Results

Loading ... Loading ...
Anúncio
Entendendo A Notícia
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo