Home Sertão Central Quixadá recebe maior evento do mundo de voo livre até 28 de...

Quixadá recebe maior evento do mundo de voo livre até 28 de novembro; conheça história da modalidade esportiva na cidade

Até o próximo dia 28 de novembro, o município de Quixadá, no Sertão Central, será palco do maior evento do mundo no voo livre de distância (Cross Country): o XCeará. A ação iniciou nesse domingo, 21.

Os ventos da cidade contribuíram para o sucesso do evento, a ponto do município ser conhecido internacionalmente por conta da modalidade esportiva.

A primeira ação em Quixadá, voltada para o voo livre, surgiu em 1996. Portanto, em 2021, o evento completa 25 anos.

Conforme a programação, desta segunda, 22, até o próximo sábado, 27, acontecem os voos válidos para o evento, a partir das 6 horas. No domingo, 28, será realizado o encerramento com a cerimônia de premiação.

História

Se a Terra dos Monólitos, hoje, é conhecida por conta do voo livre, isso se deve ao pioneirismo de Antônio Almeida, empresário do ramo hoteleiro que fez o primeiro voo de asa delta na cidade da Serra do Urucum, em março de 1992.

A partir do primeiro voo de Almeida em Quixadá, o empresário começou a convidar pilotos para a cidade, para que também saltassem da Serra do Urucum. A rampa, em si, foi construída em 1996, tornando a cidade um ponto de referência internacional para a prática.

No ano de 2006, Quixadá se consagrou como o principal local para o esporte com o XCEARÁ, o maior campeonato de Cross-country do mundo, o único evento oficial da FAI a ter várias quebras de recordes mundiais.

“O XCEARÁ completa 25 anos, é hoje um dos maiores campeonatos de vôo livre de distância do mundo, foi uma criação nossa e segue divulgando o nome de Quixadá como um paraíso dos esportes de aventura”, destacou Almeida.

Documentário

Em breve, a SerTão TV veiculará um documentário sobre o XCeará e o voo livre em Quixadá. O conteúdo inédito e exclusivo irá ao ar no programa Registros do Sertão. Aguarde!

Matéria relacionada:
Antônio Almeida: Conheça a história do primeiro voo de asa delta feito em Quixadá

Repórter Ceará (Foto: Divulgação)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here