Inaugurada a 21ª policlínica do Estado em Canindé

23 de novembro de 2021 às 15:58 0

A Policlínica Regional de Canindé foi inaugurada oficialmente nesta terça-feira, 23, com a presença do governador Camilo Santana.

A nova unidade vai atender à demanda de seis municípios da Área Descentralizada de Saúde (ADS) – são mais de 210 mil pessoas que moram em Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti.

O governador Camilo Santana presidiu a solenidade e destacou a importância da Policlínica, dentro da política estadual de modernização da Saúde no Ceará.

“São grandes especialidades médicas que vão atender aos seis municípios da Região de Saúde, com todos os equipamentos necessários para oferecer um diagnóstico de qualidade a quem procurar por este atendimento”, destacou o governador.

Com o novo equipamento na região, aumenta para 21 o número de policlínicas regionais no Estado. Já existem estruturas semelhantes funcionando em Baturité, Tauá, Camocim, Acaraú, Brejo Santo, Aracati, Itapipoca, Russas, Crateús, Quixadá, Caucaia, Sobral, Campos Sales, Pacajus, Barbalha, Tianguá, Icó, Iguatu, Limoeiro do Norte e Crato.

Nessas unidades de saúde, os moradores têm acesso gratuito a consultas de médicos especialistas em Cardiologia, Traumato-ortopedia, Urologia, Mastologia, Ginecologia, Clínica Geral, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Gastroenterologia. Também é oferecido atendimento multiprofissional nas áreas de enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia e serviço social.

Para a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, a chegada da Policlínica vai beneficiar a toda a Região. “Canindé recebe uma Policlínica equipada coletiva, o que há de melhor para atender a nossa população e aos moradores dos municípios vizinhos que nos procuram. É mais uma prova do compromisso do governador Camilo Santana com a nossa saúde, o que vem acontecendo desde o início da pandemia, quando nós tivemos o apoio do Governo do Ceará para equipar o nosso hospital e poder atender a nossa população com qualidade oferecendo o que há de melhor”.

Entre os exames ofertados no novo equipamento, estão: mamografia, audiometria, exames oftalmológicos e Raio-X, todos relacionados ao perfil de policlínica tipo 1, como é classificada a de Canindé.

O secretário da Saúde, Marcos Gadelha, pontuou que a pasta cumpre mais uma meta do Plano de Modernização da Saúde do Ceará. “Aqueles pacientes da atenção primária que precisam de um atendimento mais especializados vêm aqui para a Policlínica e vão receber o atendimento devido. É a confirmação de que a política pública estadual de levar saúde de qualidade a quem mais precisa está de fato chegando na ponta”.

Na estrutura, foram investidos em obras e equipamentos R$ 9.313.405,13, recursos exclusivamente do Governo do Ceará.

Homenagem

Na fachada da policlínica regional em Canindé, a população lê o nome Frei Lucas Dolle. O frade chegou ao município no dia 8 de dezembro de 1967, vindo da cidade de Campo Formoso, na Bahia. A primeira missa celebrada por ele foi no dia 13 do mesmo mês, dia de Santa Luzia.

Frei Lucas era alemão e exerceu por mais de 50 anos o sacerdócio no Brasil. Entre as grandes obras para o município de Canindé, estão o Curso Profissionalizante Irmã Silvina, o Hospital Regional São Francisco, a Praça do Romeiro e a rodovia que liga Canindé a Santa Quitéria. Ele faleceu no dia 26 de fevereiro de 2013, em um acidente de carro no município de Valença, a 255 km de Salvador (BA).

Repórter Ceará 

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Deixe uma Resposta

Enquete

Você é a favor da realização de festas de Réveillon e Carnaval no Ceará?

View Results

Loading ... Loading ...
Anúncio
Entendendo A Notícia
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo