Home Política Conselheiros tutelares são homenageados na ALCE; Deputado Bruno Pedrosa parabeniza profissionais de...

Conselheiros tutelares são homenageados na ALCE; Deputado Bruno Pedrosa parabeniza profissionais de Quixeramobim

A Assembleia Legislativa celebrou, na noite desta terça-feira, 23, em sessão solene no Plenário 13 de Maio, o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar. A solenidade foi proposta pelos deputados Queiroz Filho (PDT), Erika Amorim (PSD) e Augusta Brito (PCdoB) e homenageou os profissionais que atuam na defesa de crianças e adolescentes.

Um dos deputados presentes na sessão, Bruno Pedrosa (PP), parabenizou os homenageados e disse que a solenidade é um momento festivo e de alegria. Ele frizou que o conselheiro tutelar, mesmo com dificuldades, trabalha muito e nunca recua diante das adversidades, atuando diariamente para garantir e proteger os direitos das crianças e adolescentes, diante das mazelas sociais como “maus tratos, prostituição infantil, violência sexual entre outras”.

O parlamentar, no plenário, estendeu sua homenagem aos profissionais de Quixeramobim. Em participação no programa SerTão Conta Mais, da Rádio Campo Maior AM 840 e SerTão TV, o deputado comentou sobre a solenidade:

O presidente da Associação dos Conselheiros, ex-Conselheiros Tutelares e Suplentes do Ceará, Eulógio Neto, ressaltou que a homenagem da Assembleia Legislativa é um momento de reconhecer os profissionais que “largam seus compromissos e concentram sua mente para garantir os direitos das crianças”.

Também em nome dos homenageados, o conselheiro tutelar de Fortaleza e o fundador do Movimento dos Conselheiros Tutelares do Ceará, Tiago Simões, sugeriu aos parlamentares a apresentação de um projeto voltado a criação de uma estrutura administrativa no Estado para assessorar os conselhos.

Segundo ele, seria uma coordenadoria de políticas de fortalecimento do Conselho Tutelar no Ceará com assessorias técnicas voltadas à formação e estruturação da categoria.

A profissão de Conselheiro Tutelar surgiu por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) criado em 1990. A finalidade é promover a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, investigando denúncias de abuso desses direitos e determinando medidas para coibi-las. O Conselheiro Tutelar também pode assessorar o Poder Público na construção e implantação de medidas que visam fortalecer a proteção a infância e adolescência.

Repórter Ceará (Foto: Ascom)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here