Projeto que cria frota de ônibus exclusiva para mulheres em Caucaia é aprovado por vereadores

24 de novembro de 2021 às 17:55 0

Um projeto de lei votado na Câmara Municipal de Caucaia pretende tornar exclusivo parte da frota de ônibus municipais para uso exclusivo de mulheres. Ao menos 30% dos ônibus seriam destinados ao público feminino durante os horários de pico.

O projeto de lei n° 160/21 foi apresentado na última quinta-feira, 18, e tem o objetivo de dar mais segurança às passageiras, que se vêem expostas a assédios e abusos sofridos nos coletivos, que de acordo a autora, vereadora Camila Cavalcante, aumentaram após a gratuidade do transporte coletivo no município de Caucaia.

“Infelizmente ainda vivemos em uma cultura retrógrada e machista que permite aos homens se aproveitarem da superlotação do transporte público para submeter mulheres e adolescentes a práticas delituosas, ofensivas à sua dignidade e intimidade. Tenho recebido muitos pedidos de ajuda de mulheres caucaienses para tomarmos alguma atitude contra isso”, lamenta a vereadora.
A parlamentar é enfática ao afirmar que o projeto irá tornar o transporte público do Município de Caucaia “mais digno, confortável e seguro para as mulheres, que se sentem expostas a abusos e assédios nos coletivos”.

A cor escolhida para compor o coletivo exclusivo é o Lilás, cor que remete ao enfrentamento a violência contra a mulher. Os Ônibus Lilás rodariam entre 05h e 08h, 11h e 14h e 17h e 20h e deverão ser conduzidos por motoristas do sexo feminino e fica resguardado à mulher o direito de escolha entre o transporte público de uso exclusivo ou transporte público convencional.

O projeto impõe, ainda, uma multa para as empresas de ônibus em caso de descumprimento do citado. A matéria foi aprovada em 2° discussão pelos vereadores e segue agora para a sanção do prefeito Vitor Valim.

Repórter Ceará (Foto: Daniel Aragão)

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Deixe uma Resposta

Enquete

Você é a favor da realização de festas de Réveillon e Carnaval no Ceará?

View Results

Loading ... Loading ...
Anúncio
Entendendo A Notícia
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo