Governo do Ceará entrega Hospital Regional do Vale do Jaguaribe

26 de novembro de 2021 às 09:38

O Governo do Ceará entregou nessa quinta-feira, 25, o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte. Com essa entrega, proporciona à população de todas as cinco regiões de saúde o acesso a hospitais regionais de alta complexidade. A inauguração contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, e do secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha. A nova unidade atenderá, preferencialmente, 550 mil cearenses dos 20 municípios da região, e é um marco para a descentralização da assistência de qualidade e para a consolidação da Plataforma de Modernização da Saúde.

“A região ganha hoje o que há de melhor em unidade hospitalar no país. Aliás, o Ceará é reconhecido como Estado que tem uma das melhores estruturas públicas de saúde do Brasil. Isso quem está dizendo é o Banco Interamericano de Saúde. Mas eu sei que o Estado precisa fazer muito mais, mas nós já lançamos o projeto Cuidar Melhor, o programa Cirurgia 24 Horas, pois a pandemia reteve muito dessas cirurgias eletivas, por isso colocamos R$ 100 milhões a mais para zerar as filas de cirurgias eletivas no Ceará. Inclusive, esse hospital aqui fará cirurgias eletivas. Esse hospital vai atender à região, muitas vezes as pessoas tinham de ir à Fortaleza, o objetivo do Estado é que 90% das demandas de saúde das próprias regiões sejam atendidas nos hospitais regionais”, ressaltou o governador, que informou também que a contratação dos profissionais beneficiou os moradores da região.

O HRVJ se integra à Rede da assistência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que já conta com unidades de alta complexidade nas Regiões de Fortaleza, Cariri, Norte e Sertão Central. Localizado no Km 190 da rodovia BR-116, no município de Limoeiro do Norte, o novo Hospital ocupa uma área de quase 30 mil metros quadrados (m²) e contará, inicialmente, com 60 leitos de internação/enfermaria nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica e psiquiatria, 10 leitos de UTI e cinco leitos de apoio, além de centro de imagem com exames laboratoriais, endoscopia, raio-x, ultrassonografia, tomografia computadorizada, hemodinâmica e ressonância magnética.

Mais serviços serão implementados em fases posteriores, considerando a complexidade na implantação de um hospital com o porte do HRVJ. Para isso, a Sesa segue um plano de abertura com tecnologia avançada e recursos humanos especializados, dividindo as etapas progressivas de atendimento médico hospitalar baseadas em critérios conforme a necessidade regional, e objetivando garantir a qualidade dos serviços oferecidos, otimização de custos, segurança e continuidade na assistência.

Repórter Ceará

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
O Abrigo precisa de você
Enquete
Anúncio
Entendendo A Notícia
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo