Home Coronavírus Municípios cearenses podem antecipar intervalo da dose de reforço na população adulta...

Municípios cearenses podem antecipar intervalo da dose de reforço na população adulta para quatro meses, conforme pactuado em CIB

O intervalo para aplicação da terceira dose em pessoas a partir de 18 anos no Ceará será reduzido de cinco para quatro meses (120 dias). A decisão foi pactuada nesta terça-feira, 7, durante a 8ª reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

A medida é válida para quem completou o esquema vacinal (duas doses) com os imunizantes da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. A dose de reforço deverá ser necessariamente desta última vacina, independentemente das doses anteriores.

“Reforço para que todos os cearenses fiquem atentos às listas de vacinação em seus municípios. Apenas com a imunização em massa conseguiremos superar de vez essa pandemia”, destacou o governador Camilo Santana ao noticiar nas redes sociais a resolução da CIB.s

A resolução apoia-se na nota técnica 59/2021, do Ministério da Saúde, na qual amplia-se a vacinação com dose de reforço para toda a população adulta, visto que estudos mostraram amplificação da resposta imune após a terceira dose tanto na população com idade entre 18 e 59 anos, quanto nas pessoas com 60 anos ou mais.

De acordo com a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ricristhi Gonçalves, “a decisão é importante nesse momento em que vivemos um cenário que, possivelmente, a variante Ômicron possa ser detectada no Ceará, além de outras variantes”.

Segundo a gestora, com a proximidade das festas de fim de ano, faz-se necessário também o reforço na imunidade de pessoas que tomaram a segunda dose há mais tempo. “É fundamental que as pessoas compareçam ao agendamento da terceira dose”, ressalta.

A redução no intervalo, continua Gonçalves, vai permitir, ainda, otimizar o uso de imunizantes da Pfizer, que devem ser armazenados em temperaturas positivas entre 2º C e 8º C. Os imunobiológicos têm validade de 31 dias. “Com a antecipação de cinco para quatro meses, os municípios poderão agendar mais pessoas”, afirma.

Passaporte sanitário

Em relação ao uso do comprovante de vacinação para entrar em ambientes públicos ou privados, a antecipação da terceira dose para quatro meses após o esquema vacinal inicial (duas doses) não terá interferência. Para fins de fiscalização, será considerado, no entanto, atraso na aplicação da dose de reforço a partir do quinto mês, conforme indica o Ministério da Saúde.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here