Home Religião Paróquia Nossa Senhora da Expectação, em Icó, inicia festividades

Paróquia Nossa Senhora da Expectação, em Icó, inicia festividades

Começaram nessa quinta-feira, 09, os festejos religiosos em louvor à padroeira de Icó, Nossa Senhora da Expectação (Maria Santíssima grávida na expectativa de dar à luz ao Menino Deus, Jesus). O evento é um dos mais antigos do Estado e desde 1709 segue a tradição portuguesa. A Paróquia é a única que tem a santa como padroeira no Ceará.

A festa tem como tema “Salve a Expectação de Maria, Rainha desta Paróquia, junto aos teus filhos rumo aos 300 anos de criação”. A abertura contou com procissão, hasteamento da bandeira e Santa Missa, presidida pelo Frei José Clebson, vigário paroquial.

A Igreja Matriz de Icó se destaca por possuir um cruzeiro à sua frente. A fachada é composta por uma única torre à sua esquerda, com sino, base octogonal e terminação piramidal, também octogonal. A igreja ainda conserva o sacrário original em talha, a prataria e imagens antigas.

Os festejos iniciaram com celebrações e novenas, seguindo a tradição que já é antiga e que prepara os devotos para o Natal. “A própria denominação nos remete a Nossa Senhora Grávida. Se relaciona com o tempo do Advento, da Mãe Maria Santíssima, na expectativa de ter o filho, o Salvador”.

Repórter Ceará (Foto: Reprodução/Facebook)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here