Home Meio Ambiente Ceará Mais Verde: viveiros da Sema produziram cerca de 800 mil mudas

Ceará Mais Verde: viveiros da Sema produziram cerca de 800 mil mudas

Quem frequenta o Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, em Pacoti, e a Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó, pode aproveitar o passeio e conhecer um dos três viveiros de produção de mudas nativas, inseridos em unidades de conservação (UCs) estaduais. Sob a administração da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), os viveiros produzem e fornecem mudas para reflorestamento, plantio em áreas públicas e para doação.

Segundo a coordenadora de Biodiversidade da Sema (Cobio/Sema), Doris Santos, além dos viveiros nas UCs, a Secretaria conta também com os regionais”. Juntos, em 2021 produziram 180 mil mudas nativas. “Em 2015 a produção foi de 35.848 mudas, fechamos 2021, acumulando a marca de 787.357 mudas, produzidas entre 2025 e 2021”, disse. Com esse quantitativo, seria possível colocar uma planta a cada 3 metros dentro de duas cidades do tamanho de Fortaleza.

A distribuição dos viveiros regionais abrange diferentes polos do estado. Estão localizados nos municípios de Acopiara, no Centro Sul; Jardim e Campos Sales (Cariri); Croatá e Ubajara (Serra da Ibiapaba); e Tauá (Sertão dos Inhamuns). “Isso possibilita uma logística eficaz para a doação de mudas, para o desenvolvimento de projetos de florestamento, reflorestamento, arborização e educação ambiental, por todo o Ceará”, explica o técnico da Célula de Políticas de Flora (Ceflor/Cobio), Lucas Silva. Em dezembro último, a equipe técnica do viveiro de General Sampaio, foi capacitada para iniciar a produção.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, as unidades produtoras de mudas são de fundamental importância. “Por meio da equipe da Ceflor, a Sema tem dado apoio técnico aos viveiros regionais, realizado capacitações presenciais e onlines, estimulando a atuação regionalizada, para a substituição de espécies exóticas por espécies nativas, visando o fortalecimento da gestão de cada equipamento desse, além de custear a revitalização dos mesmos”, afirma.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here