Home Sérgio Machado A ignorância humana é gerada em excesso pela vaidade

A ignorância humana é gerada em excesso pela vaidade

A vaidade, em seu aspecto mais torpe, é um dos piores males da humanidade. Se configura como um campo ilusório, onde o homem exprime sua superficialidade e se entrega a atos totalmente equivocados, em busca de uma satisfação pessoal, caracterizado apenas pela aparência/sentimento momentânea, a fim de suprir o desejo do próprio ego.

O que quero dizer com isso? Os humanos se perdem de si mesmos, de sua essência, a partir do momento que se deixam banhar pelo mar da vaidade. Se debruçam sobre pensamentos e desejos que podem culminar em ações e chegar a ferir o próximo. É assim que surgem os conflitos, de discussões a guerras, onde, firmados em uma ideia mirabolantemente fora do padrão civilizatório, humanos se xingam, se agridem e, no mais extremo dos casos, sacrificam outros humanos em prol de um objetivo egoísta.

Infelizmente, os últimos tempos têm sido recheados dos atos citados. Assim, a única conclusão é que, desde a sua concepção, a vaidade é enganosa, levando à idolatria de algo sem valor e distorcido, sustentado pelo pilar do orgulho.

Que possamos pensar: tantos anos de história, tantos exemplos e tanto tempo para refletir nossas ações e o ser humano continua a mesma espécie egoísta e emocionada com seus pensamentos destrutivos, altamente impulsivo e ignorantes, onde o ‘ter’ suplanta qualquer ato de empatia e bondade, dando lugar somente ao caos social e a imersão enganosa de que concluir uma atitude pelo ego e vaidade não despertará ações piores no futuro.

Confira mais artigos na coluna de Sérgio Machado AQUI.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here