MPCE discute gestão integrada dos resíduos sólidos da Região do Vale do Jaguaribe

15 de março de 2022 às 11:35

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Urbanismo, Paisagismo e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Caomace), realizou, na última sexta-feira, 11, na sede do órgão, reunião para tratar acerca do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (CGIRS) da Região do Vale do Jaguaribe. O tema está entre os projetos prioritários do Ministério Público do Estado do Ceará. A informação é da assessoria do MP.

O encontro contou com a participação dos promotores de Justiça Ronald Fontenele Rocha, coordenador do Caomace, e Maria Jacqueline Faustino, e dos representantes do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região do Vale do Jaguaribe, a secretária executiva Amanda Ferreira Dias e o engenheiro civil Josué Johab de Galiza.

Na oportunidade, debateu-se sobre o acompanhamento das ações (metas) referentes a cada um dos 13 municípios que integram o consórcio, atualizando informações e ajustando medidas a serem tomadas no intuito de impulsionar o cumprimento de metas ainda pendentes.

Como encaminhamentos da reunião, ficou estabelecido que a Secretaria Executiva informará o Caomace acerca da data, horário e local da próxima Assembleia Geral do Consórcio, para tratar da responsabilidade dos gestores e outros assuntos considerados relevantes; que o Caomace realizará reunião com a Secretaria das Cidades para tratar das obras das Estações de Transbordo (ETRs) e Central de Tratamento de Resíduos (CTR), bem como das 3 Centrais Municipais de Reciclagem pendentes, nos municípios de Palhano, Alto Santo e Tabuleiro do Norte; e que a Secretaria Executiva do Consórcio encaminhará ao Caomace cópia de termos de colaboração relativos à logística reversa, tão logo finalizados.

A atuação do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (CGIRS) da Região do Vale do Jaguaribe é de fundamental importância para garantir a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos, efetivando a implementação da política pública voltada para a preservação do meio ambiente.

Repórter Ceará

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Anúncio
Entendendo A Notícia
Enquete
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo