Home Meio Ambiente Acrísio Sena alerta para a importância do reaproveitamento dos resíduos sólidos

Acrísio Sena alerta para a importância do reaproveitamento dos resíduos sólidos

Em pronunciamento realizado nesta quarta, 30, pela manhã, o deputado estadual Acrísio Sena (PT), presidente da Frente Parlamentar pelos Consórcios Públicos de Manejo de Resíduos Sólidos da Assembleia Legislativa, reforçou a necessidade da reciclagem dos resíduos sólidos.

Dia 28 de março, foi realizada a primeira de 11 audiências públicas que ocorrerão em vários municípios do Estado para debater as “Políticas Públicas de Gestão de Resíduos Sólidos e Consórcios Públicos”, em parceria com a Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (AGACE).

“A geração anual de resíduos no Brasil é de 82,5 milhões de toneladas. A despeito da desastrosa política ambiental nacional, o Ceará vem avançando nesta questão. O Governo, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), elaborou a Política e o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, entre 2013 e 2016. Os 184 municípios cearenses já possuem seus Planos de Coletas Seletivas Múltiplas. Temos evoluído e já chegamos a 21 consórcios municipais englobando 172 municípios”, destacou Acrísio.

Ele lembrou também do programa Auxílio Catador, que hoje beneficia 2.858 catadores de 77 associações de 90 municípios do Ceará. “Não existe reciclagem sem os catadores”, ratificou. Para Acrísio, outra tarefa fundamental é aprofundar a dinâmica da logística reversa. “Hoje teríamos a obrigação de recuperação de, no mínimo, 2,6 milhões de toneladas de embalagens no Brasil. Porém, não reciclamos nem 5% disto. É tarefa de cada um de nós abraçar esta causa”, finalizou.

Repórter Ceará (Foto: Paulo Rocha)

1 comentário.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here