Em ação imediata, ninho com 145 ovos de tartarugas ameaçadas de extinção é transportado em Beberibe

8 de abril de 2022 às 09:13

Nessa quinta-feira, 7, equipes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Verde Luz se uniram para realizar uma translocação de ninho de tartarugas ameaçadas de extinção, na faixa de praia do litoral Leste, no município de Beberibe. A operação foi motivada por uma solicitação aos órgãos ambientais feita pela ONG que monitora o ninho.

Ao todo foram resgatados 145 ovos de tartarugas de uma ninhada que estava ameaçada por estar próxima a uma barragem e pelo carreamento de água das chuvas nela. “Foi uma ação imediata, e de pronto acatamos o pedido do instituto para salvar os ovos”, disse o assessor técnico da Fauna da Semace, Roberto Cavalcante.

O ninho foi transferido pelos agentes para um local na mesma praia, há poucos metros de onde se encontrava. Segundo a técnica da Sema, Thaís Câmara, “se não fôssemos a tempo, com o surgimento de mais chuvas, poderíamos perder todos os ovos”, informou a agente ambiental.

Como não tinha como identificar o tipo da espécie, a suspeita dos técnicos é de que sejam da espécie Tartaruga-de-pente, que também é mais comum de surgir naquele habitat.

Repórter Ceará (Foto: Ascom/Semace)

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Anúncio
Entendendo A Notícia
Enquete
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo