Polícia Federal vai aumentar esquema de segurança dos presidenciáveis

1 de maio de 2022 às 13:31

A Polícia Federal vai aumentar o esquema de segurança dos presidenciáveis, diante da polarização eleitoral entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a perspectiva de uma disputa acirrada. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Após 2018, com a facada a Bolsonaro e ameaças à campanha de Fernando Haddad (PT), a corporação editou uma instrução normativa específica para a segurança dos presidenciáveis.

Entre as medidas da PF estão a análise de perigo de cada campanha, avaliando os aspectos que envolvem cada presidenciável – o que definirá o tipo e o tamanho da equipe de segurança -, como também, os candidatos devem avisar suas agendas para a Polícia com 48 horas de antecedência para que seja analisada a periculosidade de cada evento e seja feita uma varredura em determinados locais, caso seja necessário.

Os presidenciáveis devem fazer um “relato circunstanciado de eventuais situações críticas ou relacionadas à campanha eleitoral que ensejam um maior risco ao candidato”.

A PF também poderá desaconselhar a ida a um compromisso caso entenda ser muito inseguro.

“Sendo verificado risco de ameaças concretas e contemporâneas ao período em que a proteção estiver sendo prestada, o candidato que se expuser espontaneamente aos riscos assumirá a responsabilidade dos fatos decorrentes, conforme cláusula expressa no Termo de Compromisso constante do Anexo”, diz o documento.

Integrantes da PF avaliam que essa é a eleição mais preocupante da história em termos de segurança em razão de todo o clima de radicalização, para além de Lula e Bolsonaro.

Repórter Ceará (Foto: Divulgação)

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Os comentários estão fechados
Anúncio
Entendendo A Notícia
Enquete
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo