Quadrilha junina tem apresentação interrompida por ter inspiração no candomblé

22 de junho de 2022 às 09:17 0

No último domingo, 19, a quadrilha junina Trem Maluco teve uma apresentação interrompida no município de Uruburetama por ter trechos inspirados no candomblé. A informação é do Portal G1.

De acordo com os participantes, a secretário de Turismo e Cultura da cidade, Fernanda Carneiro, mandou interromper a apresentação alegando ser “macumba”, no momento em que os integrantes da quadrilha usavam roupas brancas em homenagem à Irmã Dulce, freira brasileira que desenvolveu trabalho de ajuda aos pobres na Bahia. Foi canonizada em outubro de 2019 pelo papa Francisco com o título de Santa Dulce dos Pobres, sendo a primeira santa nascida no Brasil.

Segundo um dos participantes da quadrilha, que não se identificou, o tema abordado pela quadrilha era “Santa Dulce”. Eles abriam a apresentação com a música “Batuques” quando houve a interrupção. A secretária teria afirmado que o evento era católico, mas que “estava parecendo um terreiro de macumba”.

“A gente tá com um tema sobre Santa Dulce esse ano e a Santa Dulce da Bahia tinha uma ligação muito forte com o candomblé, com pessoas da umbanda, que eram pessoas que ajudavam ela. Então a gente traz isso na nossa homenagem. A primeira música que a gente traz, ‘Boa noite povo que eu cheguei’ ,a gente traz as meninas da nossa quadrilha vestidas de baianas com todas as vestes brancas e os turbantes na cabeça, e todos os homens vestidos de branco”, disse um dos membros da quadrilha.

A Prefeitura de Uruburetama lamentou o ocorrido, se solidarizou com os membros da quadrilha Trem Maluco e pediu desculpas pelo episódio. A gestão também disse que “não compactua, enquanto entidade que preza pelo bem comum da sociedade e da cultura, com nenhum tipo de preconceito ou intolerância”. A secretária de Cultura do município, Fernanda Carneiro, não foi encontrada para se manifestar sobre o caso.

Repórter Ceará (Foto: Divulgação)

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Deixe uma Resposta

Anúncio
Entendendo A Notícia
Enquete
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo