Quase 20 prefeitos contrariam seus partidos na escolha do candidato ao Governo do Estado

3 de agosto de 2022 às 17:45 0

Antes mesmo do encerramento do prazo definido pela Justiça Eleitoral para as convenções partidárias, que vai até sexta-feira, 5, pelo menos 19 prefeitos cearenses já manifestaram posição contrária aos seus partidos em relação ao apoio de candidaturas postuladas ao Governo do Estado. A informação é do O Povo.

O candidato do PT, Elmano Freitas, é o mais beneficiado até agora entre os prefeitos que “mudaram de lado”. Ele acumula 17 adesões de gestores de outros partidos contra duas de Roberto Cláudio (PDT). Não houve manifestação de apoio dissidente a nenhum dos outros cinco candidatos ao Abolição: Capitão Wagner (União Brasil), Adelita Monteiro (Psol), Serley Leal (UP), Zé Batista (PSTU) e Chico Malta (PCB).

O partido com maior número de baixas é o PDT, que vê 13 prefeitos apoiarem a candidatura petista. Desses, nove pediram desfiliação da sigla. Todos os dissidentes declararam voto em candidaturas petistas nas próximas eleições: Elmano para o Governo, Camilo Santana para o Senado e Lula para a Presidência da República.

O prefeito de Chorozinho, Júnior Menezes, que também é presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), foi o primeiro a deixar o partido. Ele anunciou sua desfiliação da sigla no dia 28 de julho, quatro dias após o PDT confirmar a candidatura de Roberto Cláudio.

A debandada seguiu com as saídas dos prefeitos de Aracoiaba (Thiago Campelo), Moraújo (Carlos Áquila), Piquet Carneiro (Bismark Bezerra), Tarrafas (Tertuliano Candido), Jaguaribara (Joacy Alves), Horizonte (Nezinho Farias), e Barbalha (Guilherme Saraiva).

Já os gestores de Saboeiro (Marcondes Herbester), Deputado Irapuan Pinheiro (Francisco Gildecarlos), São Benedito (Saul Maciel) e Milagres (Cícero de Figueiredo), embora tenham confirmado apoio à coligação petista, não manifestaram intenção de se desfiliarem do PDT.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa do deputado federal André Figueiredo, presidente do PDT no Ceará, para saber se o diretório estadual poderia aplicar eventuais sanções aos filiados que abriram divergência interna. O questionamento, no entanto, não havia sido respondido até o fechamento desta matéria.

Além do PDT, PSB e PSD também contabilizam perdas para o bloco liderado por Elmano. Do lado socialista, as baixas são a prefeita de Guaiúba, Izabella Fernandes, e o prefeito de Ibiapina, Marcos Leite. Este último, além de descumprir a orientação do partido de apoiar Roberto Cláudio, também apresentou pedido de desfiliação.

O PSD confirmou o desligamento do prefeito de Icapuí, Raimundo Lacerda Filho. O partido alega, no entanto, que o pedido de desfiliação do gestor foi apresentado em janeiro deste ano. Nessa terça-feira, 2, mais um desfalque foi anunciado: o prefeito de Pedra Branca, Mateus Góis, que foi a uma rádio local anunciar apoio às candidaturas de Elmano, Camilo e Lula. Ele não disse, porém, se pretende deixar o partido.

Na contramão da maioria, os prefeitos de Milhã, Alan Macêdo (PL), e de Quixelô, Adil Júnior (PT), manifestaram apoio à candidatura de Roberto Cláudio. Ambos, por ora, permanecem filiados aos partidos, ainda que em posição contrária à orientação dos diretórios estaduais.

Prefeitos que anunciaram apoio a Elmano Freitas

1 – Francisco Gildecarlos/Deputado Irapuan Pinheiro (PDT)

2 – Thiago Campelo/Aracoiaba (PDT)

3 – Marcondes Herbester/Saboeiro (PDT)

4 – Bismark Bezerra/Piquet Carneiro (PDT)

5 – Tertuliano Candido/Tarrafas (PDT)

6 – Carlos Áquila/Moraújo (PDT)

7 – Joacy Alves/Jaguaribara (PDT)

8 – Nezinho Farias/Horizonte (PDT)

9 – Júnior Menezes/Chorozinho (PDT)

10 – Saul Maciel/São Benedito (PDT)

11 – Guilherme Saraiva/Barbalha (PDT)

12 – Antônio Amaro/Ipaporanga (PDT)

13 – Cícero de Figueiredo/Milagres (PDT)

14 – Matheus Góis/Pedra Branca (PSD)

15 – Raimundo Lacerda Filho/Icapuí (PSD)

16 – Marcos Leite/Ibiapina (PSB)

17 – Izabella Fernandes/Guaiúba (PSB)

Prefeitos que anunciaram apoio a Roberto Cláudio

18 – Adil Júnior/Quixelô (PT)

19 – Alan Macêdo/Milhã (PL)

Repórter Ceará 

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Deixe uma Resposta

Anúncio
Entendendo A Notícia
Enquete
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo