Como votam os 14 prefeitos do Sertão Central?

5 de agosto de 2022 às 07:00 0

Os nomes de Elmano Freitas (PT) e de Roberto Cláudio (PDT) já foram lançados por seus partidos para disputar o Governo do Ceará. Nos bastidores, uma corrida por apoios dos prefeitos e prefeitas começou, a fim de garantir palanques nas cidades cearenses.

Nesse cenário, o Repórter Ceará realizou levantamento para saber como votam os gestores e gestoras das 14 cidades do Sertão Central. A apuração mostra que oito votam em Roberto Cláudio e seis apoiam Elmano. Um fato que chama a atenção é que nenhum deles apoia a candidatura de Capitão Wagner (União Brasil).

Começando por Quixeramobim, o prefeito Cirilo Pimenta (PDT) votará em Roberto Cláudio. Inclusive, em informação divulgada anteriormente pelo Repórter Ceará, o pedetista será coordenador da campanha de Roberto no Interior do Estado. Ele se afastará da administração municipal por dois meses, de acordo com afirmação feita na Rádio Campo Maior AM 840 nessa quarta-feira, 3, para cuidar desse processo. A cidade é o maior colégio eleitoral da região e o 10º do Estado.

Maurício Pinheiro (PDT), de Senador Pompeu, continuará fiel a Ciro Gomes, candidato à Presidência da República pelo PDT, e votará em Roberto Cláudio. Maurício segue com Cirilo e Edinho Nobre (PDT), de Banabuiú, como lideranças pedetistas que manterão a mesma linha do partido votando no ex-prefeito de Fortaleza.

Rozário Ximenes (União Brasil), prefeita de Canindé, apesar de pertencer ao partido de Capitão Wagner, votará em Elmano Freitas. Também de uma legenda opositora, o prefeito de Milhã, Alan Macêdo (PL), votará em Roberto Cláudio. Atualmente, o Partido Liberal está no grupo de apoio a Wagner.

Franzé Carneiro (PT), de Ibicuitinga, e Marcondes Jucá (PT), filiados recentemente ao Partido dos Trabalhadores, votarão em Elmano. Os dois entraram na legenda neste ano, na chamada ‘janela partidária’. Quem se junta a eles é Sônia Costa (MDB), de Madalena, que caminhará com sua legenda votando no petista. Inclusive, a gestora esteve presente na convenção do PT, realizada no último sábado, 30.

Em Boa Viagem, Régis Carneiro (SD) apoia Roberto Cláudio. O prefeito pertence ao partido que antes estava ao lado de Wagner, no entanto, na última segunda-feira, 1º, abandonou o barco da oposição e resolveu se juntar a Camilo e Elmano. O gestor municipal apoia Roberto em razão de também apoiar a filha de Domingos Filho (PSD) – vice na chapa do ex-prefeito -, Gabriella Aguiar, que é candidata a deputada.

O prefeito de Pedra Branca (PSD), Matheus Góis, surpreendeu a região ao declarar apoio a Elmano e Camilo. Dado como certo seu voto para a chapa de Roberto Cláudio, Matheus fez o anúncio ao lado de seu pai, Antônio Góis, ex-prefeito de Pedra Branca, durante entrevista a Rádio AM Trapiá. Ele será o único nome do PSD a ir contra o partido na região.

Em Quixadá, o segundo maior colégio eleitoral do Sertão Central, Ricardo Silveira (PSD) manterá a fidelidade partidária a Domingos Filho e votará no candidato do PDT. Ricardo se junta a Eliria Queiroz e Ana Vladia, prefeitas de Ibaretama e Solonópole, respectivamente, ambas do PSD, como três dos quatro gestores da sigla na região que seguirão com Roberto.

Zé Vidal (PP), prefeito de Itatira, votará em Elmano. Pertencente aos quadros do PP, o gestor municipal mantém seu apoio ao petista apesar da ordem nacional de seu partido em anular a presença do PP no grupo de legendas que apoiam o PT.

Número de eleitores de cada cidade do Sertão Central:

 – Quixeramobim – 60.071
 – Quixadá – 58.649
3º – Canindé – 57.656
4º – Boa Viagem – 41.117
 – Pedra Branca – 33.697
 – Senador Pompeu – 21.413
 – Itatira – 18.520
 – Solonópole – 14.895
9º – Banabuiú – 14.710
10º – Madalena – 13.810
11º – Ibaretama – 12.129
12º – Ibicuitinga – 12.057
13º – Milhã – 11.632
14º – Choró – 11.299

Lista de prefeitos e prefeitas do Sertão Central e em quem cada um vota:

Roberto Cláudio (PDT)
Quixeramobim – Cirilo Pimenta (PDT)
Senador Pompeu – Maurício Pinheiro (PDT)
Banabuiú – Edinho Nobre (PDT)
Milhã – Alan Macêdo (PL)
Boa Viagem – Régis Carneiro (SD)
Quixadá – Ricardo Silveira (PSD)
Ibaretama – Eliria Queiroz (PSD)
Solonópole – Ana Vladia (PSD)

Elmano Freitas (PT)
Canindé – Rozário Ximenes (UB)
Ibicuitinga – Franzé Carneiro (PT)
Choró – Marcondes Jucpa (PT)
Madalena – Sônia Costa (MDB)
Pedra Branca – Matheus Góis (PSD)
Itatira – Zé Vidal (PP)

Repórter Ceará (Arte/Repórter Ceará)

Deixe uma Resposta

Anúncio
Entendendo A Notícia
Enquete
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Curta nossa página
Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo