Assembleia Legislativa promove 1º Seminário de Gestão Sistêmica do Ceará

30 de agosto de 2023 às 10:24

No próximo dia 30 de agosto, a partir das 8h, o Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará realiza o 1º Seminário de Gestão Sistêmica do Ceará, em parceria com a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC). O evento vai apresentar a metodologia sistêmica adotada pelo Parlamento cearense, contando com a presença de profissionais renomados do cenário estadual e nacional de diferentes órgãos e instituições.

Idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social e primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão destaca a realização do evento como uma oportunidade de apresentar os resultados positivos alcançados pela Casa, além da troca de experiências sobre a metodologia adotada em organizações do setor público e privado. 

“O modelo sistêmico da Assembleia Legislativa do Ceará, adotado a partir da gestão do presidente Evandro Leitão, tem alcançado resultados exitosos, principalmente quando falamos da aproximação do Parlamento com os mais diversos setores da sociedade civil. Com a realização do evento, teremos a oportunidade de apresentar a estrutura adotada pelo Parlamento cearense, assim como teremos o conhecimento de como outros órgãos e instituições adotam esse modelo em seus determinados ambientes de trabalho”.

O seminário terá como abertura a apresentação do Comitê de Responsabilidade Social, que será feito pela idealizadora do órgão, Cristiane Leitão. Em seguida, será realizada palestra magna com o Dr. Cláudio Azevedo, que vai abordar “Educação e Saúde Sistêmica: Relatório de Experiência”. Dando continuidade à programação, serão apresentados quatro painéis, que vão abordar educação, saúde, organizacional e direito. A palestra de encerramento será com a advogada e administradora sistêmica Mayra Jacchieri. 

Os participantes deverão fazer a inscrição pelo link. Todos receberão certificados por e-mail, emitidos pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

8h: Entrega de material e coffe break

8h30: Abertura e apresentação do Comitê de Responsabilidade Social da Alece. (- Cristiane Leitão, primeira-dama e líder do Comitê de Responsabilidade Social. – Guilherme Sampaio, deputado estadual e educador, com formação na Dinâmica Energética do Psiquismo-DEP)

9h: Roda de conversa sobre abordagens sistêmicas. (- Alvaro César, presidente da Associação Pathwork Ceará. – Claudio Azevedo, presidente do Instituto Cultural Dinâmica Energética do Psiquismo-ICDEP. – Davi Sampaio, coordenador de Movimentos Essenciais. – Guilherme Ashara, Constelação Familiar e diretor do Instituto Ashara. – Francisco Caminha, ex-deputado, advogado e professor, com formação em Eneagrama. – Rose Militão, diretora do Instituto Militão. – Mediadora: Madalena Matos, palestrante e especialista em desenvolvimento humano).

10h: Palestra Magna –  Educação e Saúde Sistêmica: Relato de Experiência. (Cláudio Azevedo, médico regulador de urgência, interventor, diretor técnico do SAMU e coordenador do Núcleo de Educação Permanente). 

10h30: Painel educação (- Expedito Carneiro, psicólogo clínico, diretor pedagógico e facilitador em eneagrama. – Kevin Batista, psicólogo clínico e professor universitário. – Raimundo Severo, médico psiquiatra, psicoterapeuta, mestre em Saúde Pública, desenvolvendo trabalhos em arteterapia, cultura e subjetividade. – Mediadora: Lídia Andrade, fonoaudióloga, psicopedagoga clínica e diretora acadêmica da Unipace. – Mediadora: Socorro Timbó, fonoaudióloga clínica, educacional e orientadora da Célula de Fonoaudiologia da Alece.)

11h30: Campanha Repartir, a partir de agora a fome não espera. (- Luana Brasileiro, orientadora da Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social).

13h30: Painel saúde (- Expedito Braga, terapeuta holístico transpessoal com atuação em pacientes oncológicos. – Fátima Landim, médica acupunturista e helper do pathwork. – Luiz Edson Correia, diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social. – Mediadora: Ana Saskya Vaz, fonoaudióloga e diretora do CIADI da Alece. – Mediadora: Rejane Sales, psicóloga clínica e orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas da Alece).

14h30: Painel organizacional (- Adriana Bezerra, psicóloga e consultora da Flow Desenvolvimento Integral. – Luciano Esmeraldo, consultor e mentor em gestão de pessoas e cultura. – Mediadora: Ana Carmem Freire, psicóloga organizacional e especialista em RH. – Mediadora: Selma Machado, terapeuta do núcleo de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas.). 

15h30: Painel jurídico (- Gabriela Lima – advogada, presidente do IBDFAM/instituto brasileiro de direitos das famílias. – Lorrayni de Bortoli, advogada sistêmica. – Luciana Teixeira, juíza do TJCE e coordenadora do grupo de monitoramento e fiscalização carcerária do CNJ/GMFC. – Vanja Fontenele Pontes, desembargadora e supervisora do NUMEPEC/TJCE. – Mediadora: Socorro Fagundes, psicóloga e facilitadora de práticas sistêmicas restaurativas. – Mediadora: Raísa Lou Pontes, advogada e coordenadora do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Alece).

16h30: Palestra de encerramento – Vivências Sistêmicas (- Mayra Jacchieri, advogada e administradora sistêmica).

Serviço

1º Seminário de Gestão Sistêmica do Ceará
Idealização: Comitê de Responsabilidade Social 
Data: 30/08/2023
Local: Auditório Murilo Aguiar – Anexo 1 da Assembleia Legislativa do Ceará.
Horário: a partir das 8h
Inscrições: https://doity.com.br/seminario-de-gestao-sistemica
Entrada: Uma lata de leite em pó

Repórter Ceará

Compartilhe:
Os comentários estão fechados
Anúncio
Entendendo A Notícia
Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Escute ao vivo
SerTão TV
Visite-nos
Tempo
Enquete