
PDT e PSB selam acordo para eleições de 2024 e união pode abrir conflito no Ceará
O PDT e o PSB selaram um acordo para que viabilizem juntos candidaturas a prefeituras pelo país nas eleições de 2024. A informação é do Lauro Jardim, do O GLOBO.
O acerto, de acordo com o jornalista, foi feito entre Carlos Siqueira (presidente nacional do PSB) e Carlos Lupi (presidente licenciado do PDT e ministro da Previdência Social) na semana passada.
Por ora, conforme acordado na reunião, a ideia é que se montem chapas de prefeitos e vice de acordo com a força dos partidos em cada uma das regiões.
No Ceará, o PDT pretende colocar o atual prefeito de Fortaleza, José Sarto, à reeleição. No entanto, a sigla vive uma crise interna que coloca os irmãos Cid e Ciro Gomes em lados opostos.
No fim de agosto, o diretório estadual da legenda autorizou a desfiliação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, que é ligado a Cid e tem o apoio da maioria das lideranças do PDT para concorrer contra Sarto, que está na ala de Ciro.
No Estado, o PSB é comandado pelo pai do ministro Camilo Santana (Educação), Eudoro Santana. Ele já externou o desejo de ter Evandro nos quadros do PSB.
O acordo nacional pode abrir um conflito no Ceará, já que os dois partidos não possuíam pretensão de formar uma chapa em 2024, por estarem em posições opostas.
Repórter Ceará