Home Publicação 750 bolsas de iniciação científica não são renovadas no Ceará

750 bolsas de iniciação científica não são renovadas no Ceará

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) não renovará 750 bolsas de iniciação científica, em consequência da falta de recursos provenientes do Governo do Estado. Ao todo, dez universidades e instituições de pesquisas do Ceará foram afetadas.

Mensalmente, o investimento nas bolsas era de, pelo menos, R$ 300 mil. As instituições afirmam que a interrupção no repasse prejudicará as pesquisas, como também, trará retrocessos.

Após o corte de 100% das bolsas da Funcap, houve redução de 17% a 25% na oferta total de bolsas em cada universidade — incluindo as disponibilizadas por outras instituições de apoio científico. No caso da Funcap, as bolsas de iniciação científica eram ofertadas em edital, anualmente. Com duração de 12 meses, o estudantes recebiam R$ 400 por mês.

Conforme o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, a situação “não é normal para a relação da fundação com as universidades. A ideia é que a gente possa lançar um novo edital ainda este ano ou no início do ano que vem. Para, em 2018, retomarmos nosso programa de bolsas de iniciação científica. Essa é a ideia, a perspectiva. Não tenho algo concreto, uma garantia absoluta. Temos entendimento com instâncias do Governo do Estado. Não é da política do Estado, foi uma dificuldade ocasional”, reconhece.

Repórter Ceará com O Povo Online

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here