Assembleia celebra 40 anos de fundação do Sine no Ceará

A Assembleia Legislativa realiza, nesta quarta-feira, 11, a partir das 18 horas, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para homenagear o Sistema Nacional de Empregos (Sine), que está completando 40 anos de criação no Ceará. A iniciativa é do deputado Renato Roseno (Psol). O requerimento foi também subscrito pelo deputado Danniel Oliveira (PMDB).

O autor da iniciativa explica que o Sine foi instituído por lei federal em 1975. “No Ceará, essa história começou logo no ano seguinte, com a vinda do subsecretário do Emprego do Ministério do Trabalho, o cearense Fernando Ferreira Barros, que teve como missão firmar o convênio para execução das ações do Sine/CE”, relata o documento.

Conforme lembra Roseno, as atividades da instituição começaram em fevereiro de 1977, com a estruturação da primeira equipe escolhida para a elaboração do plano de trabalho. “Esse plano previa a implantação de todas as linhas de ação do Sine: intermediação, formação, promoção ou geração de emprego e qualificação profissional”, ressalta o parlamentar.

Durante a sessão solene, serão homenageados, com placas comemorativas, o primeiro coordenador do Sine/Ce, José Uchoa; o ex-secretário do Trabalho e Empreendedorismo do Estado, Roberto Matoso; o ex-coordenador do Sine/CE, Márcio Borges; o presidente do IDT, Gilvan de Almeida; a ouvidora do IDT, Samíramis Diniz; o representante da Comissão de Mobilização dos Trabalhadores em Defesa do Sine, Erle Mesquita, e o diretor da região Nordeste da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços, Elizeu Rodrigues.

Repórter Ceará