Home Publicação Câmara de Sobral mantêm veto à lei para proibir ‘ideologia de gênero’...

Câmara de Sobral mantêm veto à lei para proibir ‘ideologia de gênero’ em escolas do município

A Câmara dos Vereadores de Sobral votou ontem, 20, pela manutenção do veto do prefeito Ivo Gomes que barrava o projeto de lei 2154/2017, que proibia “ideologia de gênero” nas escolas públicas e particulares do município. A sessão registrou público recorde.

O resultado foi favorável a continuidade do veto, aprovado por 10 votos a 9, em votação secreta.

Para os críticos ao projeto, a lei iria proibir uma educação igualitária para pessoas de todos os gêneros e orientações sexuais. Para os defensores, a veto permite que escolas ensinem sobre assuntos que competem às famílias.

O projeto havia sido aprovado na Câmara de Sobral em 12 de dezembro de 2017 e vetado por Ivo Gomes. Com a votação desta terça, os vereadores mantêm o veto de Ivo Gomes. O texto proibiria “atividades pedagógicas que visem a reprodução de conceito de ideologia de gênero na grade curricular”.

O veto de Ivo Gomes foi defendido por grupos ativistas LGBT e de direitos humanos. Líderes cristãos foram os principais críticos do veto e defensores do projeto.

“O termo ideologia de gênero é uma deturpação usada por fundamentalistas. O que a gente quer com o veto é manter uma educação de respeito e igualdade para todos, independente de gênero ou orientação sexual, e esse projeto acaba com a igualdade”, afirma o ativista Eduardo Carneiro.

Para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “a introdução dessa ideologia na prática pedagógica das escolas trará consequências desastrosas para a vida das crianças e das famílias”.

Repórter Ceará com G1-CE

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here