Home Publicação Ceará tem o melhor índice de crianças matriculadas em creches do Norte...

Ceará tem o melhor índice de crianças matriculadas em creches do Norte e Nordeste

De acordo com dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2017, divulgados nesta terça-feira, 23, o Ceará é o Estado com maior taxa de crianças matriculadas em creches, do Norte/Nordeste. Segundo os dados, o percentual subiu de 21,3% em 2001 para 33,4% em 2015, último ano citado na pesquisa, de meninos e meninas de 0 a 3 anos frequentando centros de educação infantil.

Em todo o país, o Ceará está em quinto lugar, atrás de São Paulo (43,5%), Santa Catarina (41,5%), Rio Grande do Sul (35,2%) e Paraná (36,8%).

“O Brasil tem um déficit histórico em relação ao atendimento infantil. A meta é que os estados aumentem essa cobertura. Nós acreditamos que o processo educacional começa nos primeiros anos da vida e, por isso, a relevância de termos bons equipamentos para as crianças do Ceará”, destacou o secretário da Educação, Idilvan Alencar.

O Governo do Ceará planeja implantar com 119 Centros de Educação Infantil (CEI’s). Até agora, 19 já foram inaugurados: Aquiraz (2), Iguatu (2), Quixeramobim (1), Sobral (3), Tauá (2), Varjota (2), Tianguá (3), Guaraciaba do Norte (1), Viçosa (2) e Itaitinga (1). Além disso, 54 CEI’s já tiveram ordens de serviço assinadas. O investimento é de R$ 70,8 milhões, proveniente do Estado, por empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida dos municípios.

Cada CEI tem capacidade para atender até 208 crianças, na faixa de 0 a 5 anos. O prédio é composto por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here