Home Publicação Gleisi Hoffman e Paulo Bernardo serão julgados pelo STF no dia 19...

Gleisi Hoffman e Paulo Bernardo serão julgados pelo STF no dia 19 deste mês

CURITIBA, PR, BRASIL, 03-10-2010: O ministro Paulo Bernardo e sua mulher, Gleisi Hoffmann, candidata do PT ao Senado pelo Estado do Paraná, chegam para votar na Escola Lisymaco Ferreira da Costa, em Curitiba (PR). (Foto: Rodolfo Buhrer/La Imagem/Fotoarena/Folhapress, 4897)

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima terça-feira, 19, o julgamento da ação penal que apura se a presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PR), cometeu corrupção e lavagem de dinheiro. No mesmo processo, também são réus o marido de Gleisi, o ex-ministro Paulo Bernardo, e o empresário Ernesto Kugler.

A ação penal de Gleisi será a segunda a ser julgada pela Corte. O primeiro réu da Lava-Jato julgado pelo STF foi o deputado Nelson Meurer (PP-PR), condenado pela Segunda Turma.

O processo foi liberado pelo ministro Celso de Mello na semana passada. Ele é o revisor da Lava-Jato, e tem a responsabilidade de analisar o caso mais detidamente que os outros integrantes da Segunda Turma. O relator é o ministro Edson Fachin. Também integram o colegiado os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

As investigações começaram com as delações premiadas do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Segundo os delatores, Paulo Bernardo pediu R$ 1 milhão a Paulo Roberto para abastecer a campanha da mulher ao Senado em 2010. O dinheiro teria sido entregue por um intermediário de Youssef a Ernesto Kugler, um empresário ligado ao casal. A quantia teria sido repassada em quatro parcelas de R$ 250 mil.

Repórter Ceará – Jornal O Globo

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here