Home Publicação Campanha de vacinação contra sarampo inicia no dia 6 de agosto

Campanha de vacinação contra sarampo inicia no dia 6 de agosto

Fiocruz promove hoje (08), campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil. Além da vacinação há diversas atividades educativas promovidas pela instituição (Tomaz Silva/Agência Brasil)

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite começa no dia 6 de agosto. A imunização é destinada para crianças de um ano de idade até os cinco anos incompletos. Mesmo quem já tomou a vacina em anos anteriores deve receber nova dose de proteção, se estiver dentro da faixa etária do público-alvo.

Até o dia 31 de agosto, a expectativa é atingir pelo menos 95% das crianças com até 5 anos de idade. Todas as unidades básicas de saúde do estado participam da campanha e oferecem as vacinas. No dia 18 de agosto, um sábado, as UBS devem abrir para o dia D de vacinação. Com registro de casos da doença do país, muitos adultos têm procurado a imunização.

E a vacina contra o sarampo também está prevista no calendário vacinal dos mais velhos. Até os 29 anos, a pessoa deve ter o registro de 2 doses da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e rubéola. Dos 30 aos 49 anos mais uma dose deve ser aplicada.

A exceção é para quem pretende viajar para locais onde o vírus está circulando.

Neste ano, 677 casos da doença já foram confirmados. Há registros no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Roraima e Amazonas. Segundo o Ministério da Saúde, nos estados do Norte do país a situação é de surto, com 444 casos em Roraima e 216 no Amazonas, além de mais de 2.700 suspeitas em investigação no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o vírus circula em onze países da América Latina.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here