Laboratórios FabLearn serão inaugurados em Sobral nessa sexta-feira, 10

A Prefeitura de Sobral inaugura, nessa sexta-feira, 10, dois laboratórios FabLearn, no Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão e na Escola Padre Osvaldo Chaves. Os espaços foram viabilizados pela Fundação Lemann, que colabora com iniciativas que ajudam a construir um país mais justo, inclusivo e avançado, em parceria com a Universidade de Stanford, e fazem parte do projeto de desenvolvimento do novo currículo de Ciências do município, que é alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nos laboratórios, os alunos terão contato com princípios da engenharia, design, robótica e computação, fazendo o uso de máquinas e equipamentos como impressora 3D, cortadora a laser, kits de robótica, marcenaria, costura, eletrônica, entre outros.

Para o prefeito Ivo Gomes, “nesses laboratórios os estudantes da rede pública de Sobral irão aprender fazendo, com tudo que há de mais moderno no mundo. Todas as escolas de Sobral também já foram conectadas com fibra ótica e internet de altíssima velocidade (100 Mb), por meio de doação da Fundação Lemann”.

Os laboratórios FabLearn, criados pelo professor Paulo Blikstein da Universidade de Stanford, são espaços de invenção, descoberta, investigação e aprendizagem. Eles já estão presentes em 15 países do mundo. Em Sobral, sua implementação está integrada à formação de uma equipe de professores que já está aplicando novos princípios de ensino de ciências como um piloto para a construção de um currículo de ciências moderno para os alunos. “O ensino de ciências mudou nos últimos 15 anos em vários países, mas essas mudanças não estão chegando na educação pública do Brasil. Com esse projeto em Sobral, estamos trazendo o melhor ensino de ciências do mundo para a escola pública brasileira, onde ele é mais necessário”, disse o responsável pelo projeto dos laboratórios no município.

Repórter Ceará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *