Home Publicação Socióloga explica que inventou Ursal em 2001 como ironia

Socióloga explica que inventou Ursal em 2001 como ironia

Brazilian presidential candidate Cabo Daciolo (Patriota) speaks during the first presidential debate ahead of the October 7 general election, at Bandeirantes television network in Sao Paulo, Brazil, on August 9, 2018. / AFP PHOTO / Nelson ALMEIDA

O primeiro debate de candidatos à Presidência da República na TV registrou um dos momentos mais comentados da última semana: A citação da sigla Ursal (União das Repúblicas Socialistas da América Latina) por Cabo Daciolo (Patriota).

Conforme a socióloga e professora universitária aposentada Maria Lucia Victor Barbosa, o termo Ursal foi inventado em 2001 por ela como uma ironia e crítica a um encontro do Foro de São Paulo em Havana, que ocorreu naquele ano. A declaração foi concedida à Folha.

Como o termo foi criado?
Segundo a socióloga, tudo começou com um discurso feito pelo ex-presidente Lula contra a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), em que relata ser um projeto de anexação que os Estados Unidos queriam impor, afirmando que seria o fim da integração latino-americana.

Em artigo produzido e publicado por Maria, na data de 9 de dezembro de 2001, intitulado “Os Companheiros”, a professora escreveu: “Mas qual seria, me pergunto, essa tal integração no modelo Castro-Chavéz-Lula? Quem sabe, a criação da União das Republiquetas Socialistas da América Latina (URSAL)?”. O tom é de deboche, principalmente ao utilizar o termo Republiquetas, se referindo às Repúblicas.

Disseminação
Após a publicação deste artigo, a professora viu a sigla se espalhar pela internet e fugir de seu controle. Chegou a tal ponto que Maria recebia ligações perguntando se a união realmente existia, e ela explicava que era uma invenção.

“Eu falava para as pessoas ‘não passa isso’ [adiante], mas não teve jeito, de repente espalhou”, disse ela.

A referência mais antiga para Ursal na internet é o artigo de Maria Lucia (a que criou o termo). Em maio de 2006, Ursal era tratada como um fato em artigo do filósofo Olavo de Carvalho para o jornal Diário do Comércio, conforme levantamento efetuado pelo Diário do Nordeste.

A socióloga disse que ficou surpresa ao ver sua piada citada por Cabo Daciolo no debate da Band: “Isso é meu, olha onde foi parar, eu fiquei boba”, ressaltou.

Repórter Ceará com informações do Diário do Nordeste

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here