Home Quixeramobim Diretor clínico do HRDPN, Pedro Coelho, responde mensagem do secretário de Finanças

Diretor clínico do HRDPN, Pedro Coelho, responde mensagem do secretário de Finanças

A sessão da Câmara Municipal de Quixeramobim desta quarta-feira, 05, foi bastante movimentada após o presidente da Casa, François Saldanha, levar ao conhecimento público uma mensagem, que segundo ele, é de autoria do secretário de Finanças, Edson Facó. Mas não foi só isso, vazou ainda, anteriormente, a resposta do diretor clínico do Hospital Regional Dr. Pontes Neto, Dr. Pedro Henrique Coelho, a alguns questionamentos feitos pelo gestor.

De forma resumida a mensagem do secretário, conforme apresentada pelo vereador, cobra que a Secretaria de Saúde tome medidas para diminuir os gastos. O autor do texto chega a questionar, por exemplo: “Porque tem que gastar com uma Policlínica aqui e mais a de Quixadá? Porque tem que manter convênio com o Hospital Infantil? Qual o proveito se tirou com a inauguração do HRSC e quais serviços poderiam cortar?”. Além disso, ainda indaga: “Por que temos que manter todos esses PSF(‘s), mesmo sabendo que são deficitários?”.

Respondendo o secretário, o médico Pedro Henrique Coelho, também via WhatsApp, afirmou, inicialmente, que o secretário não participou da campanha (do prefeito Clébio Pavone, em 2016) e lembrou que foi durante aquele período que a Saúde foi apresentada como carro chefe, devendo ter, atualmente, a obrigação moral de repassar maior parte dos recursos.

Ainda no texto, apontado como sendo de Facó, o mesmo questiona o preço de plantões pagos aqui, com os efetuados no Hospital de Iguatu. Pedro rebate: “Mas porque não compara com o valor pago no Hospital Regional aqui mesmo em Quixeramobim? Enquanto a gente paga (R$) 2 mil a um anestesista, valor totalmente defasado, o Regional paga (R$) 4 mil […] Sem falar que aqui é só um cirurgião/obstetra por plantão, quando a lei fala que tem que ter dois. Com relação ao trauma, temos 24h, mas não temos todo dia e somos cobrado pela central para termos trauma 24h por ser Hospital Polo”.

Sobre o questionamento da necessidade de manutenção do convênio com o Hospital Infantil, Pedro indaga sobre onde iriam colocar os leitos pediátricos, “porque o Hospital Pontes Neto não esta preparado para receber. E fechar leito pediátrico, realocar, vou nem falar o termo que estou pensando”.

Ainda na resposta, Pedro Henrique Coelho esclarece que o Hospital Regional do Sertão Central é uma unidade de nível terciário: “Foi feito para fazer coisas que aqui a gente não faz, e não para assumir a coisas que são de nossa responsabilidade”.

Ao final, o médico coloca o cargo a disposição e afirma que continuará na defesa do Hospital Regional Dr. Pontes Neto. Procurado, o secretário não atendeu a reportagem alegando está em reunião.

Matéria relacionada
Presidente da Câmara revela mensagem comprometedora de suposta autoria do secretário de Finanças de Quixeramobim

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here