Home Cultura Quixeramobim: Iniciadas obras de restauro da Casa do Conselheiro

Quixeramobim: Iniciadas obras de restauro da Casa do Conselheiro

Tiveram início as obras de restauro da Casa de Antonio Conselheiro, localizada no Centro histórico de Quixeramobim, à Rua Cônego Aureliano Mora, 210. A casa é tombada pelo Estado do Ceará.

O início do restauro foi adiantado pelo governador Camilo Santana, em recente entrevista ao Sistema Maior de Comunicação. A expectativa é que a casa se torne mais um equipamento do Estado, com gerência da Secretaria Estadual de Cultura, com atividades e programação na região do Sertão Central, a exemplo do que ocorre na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá.

Saiba mais sobre a Casa de Antonio Conselheiro

A casa onde nasceu Antônio Vicente Maciel, conhecido como Antônio Conselheiro, foi construída no início do século XIX por Vicente Maciel, pai do líder sertanejo. Trata-se de construção modesta, com a arquitetura singela, típica das casas do interior cearense.

Possui planta retangular, com térreo e pequeno sótão no pavimento superior, além do acréscimo na área dos fundos do terreno. Originalmente tinha uso misto, com comércio localizado na parte voltada para a rua e uso residencial no interior, evidenciando os modos de vida locais. A casa era então dividida em três grandes vãos: o comercial, o residencial, sem divisão de cômodos, e o vão de serviços.

A edificação desenvolve-se de forma longitudinal no terreno e possui três paredes de apoio que exercem função estrutural: duas externas, nas fachadas laterais e uma no interior que apoiam a linha central da cumeeira. Tem coberta em estrutura de madeira e telha de barro, em duas águas, apoiadas nas paredes das fachadas frontal e dos fundos, de dimensões mais robustas.

No ano de 1949 foram feitas reformas na casa, pelo então proprietário, Sr. Luís Costa, a fim de se adequar aos padrões de conforto então vigentes, modificando os espaços com a criação de quartos e banheiros . No ano de 1953 foram criadas platibandas nas duas fachadas de frente e de fundos, que acabaram por encobrir o telhado original.

A edificação está implantada no limite da rua, em terreno de duas frentes, sem recuo frontal, conforme era uso na época. Na fachada principal, voltada para a rua, são cinco vãos com portas de madeira maciça. A fachada posterior dava para o terreno que margeava o rio. Junto à fachada lateral direita havia um pátio de uso comum à residência vizinha, que era utilizado como passagem de carroças ou animais, como vacas leiteiras, criadas para o consumo da família.

De originais, a casa possui apenas as portas. Não apresenta janelas em suas fachadas, à exceção da do sótão, com vista para o rio. O acesso ao sótão era feito por escada de madeira, de vão reto, com detalhes trabalhados em suas linhas de apoio e corrimão. Posteriormente, foi substituída por outra, helicoidal.

Repórter Ceará – Quixeramobim Agora

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here