Home Artigo A polarização política emperra o crescimento de uma nação

A polarização política emperra o crescimento de uma nação

Com o título “A polarização política emperra o crescimento de uma nação”, eis o artigo do gestor em Marketing, técnico legislativo e jornalista, Fábio Tajra, sobre as brigas entre agremiações partidárias, que tira o foco do debate. Confira:

O Brasil é gigantesco em extensão territorial, recursos naturais e diversidade cultural, mecanismos fundamentais para elaboração de uma heterógena pauta progressista, capaz de fazer crescer a nação em todos os aspectos positivos e gerar qualidade de vida aos que aqui residem.

A pergunta é: O que emperra o desenvolvimento do Brasil?
Em todo processo eleitoral podemos observar uma interminável briga entre agremiações partidárias, que se acotovelam de forma irracional, tentando passar a imagem de que seus conceitos político-ideológicos são mais completos e aceitáveis para realidade nacional, cada um com seus posicionamentos radicais.

Esta polarização política é extremamente nociva à gestão pública, ocasiona disparidade política e tira o foco do debate, que deveria ser priorizado pelas ideias de gestão.

Os processos de retomada de crescimento de uma nação podem ser baseados em três pilares fundamentais: Segurança jurídica, planejamento econômico e boa ralação entre os poderes. Associa-se a essa tríade a reengenharia de gestão, estratégia bastante aplicada pelos administradores e que direciona a tão discutida reforma administrativa. Todo este processo requer tempo, estudo, paciência e coragem, além do que, não se admite interferência política partidária na engrenagem de gestão.

A educação é o único instrumento capaz de mudar o jogo, através da formação de seres humanos críticos. Todos os países que investiram forte nesse setor obtiveram resultados reais no que se refere a desenvolvimento econômico e social. Em médio prazo, milhares de pessoas saíram da linha da pobreza extrema, impulsionando as finanças de forma responsável e garantindo crescimento.

Fábio Tajra
Gestor em Marketing/Técnico Legislativo/Jornalista.

Repórter Ceará – Foto: Juca Varella/Agência Brasil

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here