Home Sobral A educação de Sobral na era das ‘fake news’

A educação de Sobral na era das ‘fake news’

Diretores de 59 escolas municipais de Sobral estão movendo ações de reparação por dano moral e pedido de tutela provisória de urgência contra o autor de uma série de vídeos intitulada “Educação do Mal”, que mostra a rede de educação do município como uma organização criminosa voltada à pratica de manipulação dos resultados de avaliação aos quais os alunos são submetidos.

Uma das requerentes, a pedagoga Tatiana de Araújo Matos, expõe na petição que “a publicação, em (04) quatro vídeos, expõe, indiscriminadamente, alunos, profissionais e escolas públicas, sugerindo que todos os profissionais comprometidos no processo de educação do município estão envolvidos na suposta ação fraudulenta, fato que questiona o profissionalismo, caráter, moral e integridade dos profissionais da educação sobralense”. As professoras citadas nos vídeos também moverão ações na justiça.

Até o momento o autor dos vídeos foi processado por 46 profissionais, que partilham um sentimento de vexame, inferioridade e tristeza, haja vista a imputação de um fato imoral e criminoso. As audiências devem ser realizadas entre 28 de fevereiro a 12 de março de 2019.

Outras instituições emitiram notas de repúdio a ação que desmoraliza a educação de Sobral e tira todo o mérito dos profissionais e alunos que, segundo o Ministério da Educação, alcançaram o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017 do Brasil nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, com nota 9,1 e 7,2, respectivamente, entre mais de 5 mil municípios avaliados no País.

Em artigo publicado na Revista Veja, o especialista em educação João Batista Oliveira comentou as críticas e acusações feitas em relação aos resultados educacionais de Sobral. Segundo ele, não há “absolutamente nada” de errado com a rede educacional do município, visto que acompanha a cidade há mais de vinte anos, em um trabalho iniciado sob patrocínio do Instituto Ayrton Senna, e que as declarações contra a educação da cidade foram feitas, justamente, para “afetar Ciro Gomes”.

Batista ergueu a prerrogativa de clima eleitoral que, de acordo com ele, “acendeu a ira de desafetos”: “Primeiro foi um vídeo que circula pelas redes sociais, onde proliferam as “fake news”. Depois a acusação de um jornalista cearense que diz ter recebido ameaça de morte por veicular notícias desfavoráveis ao projeto educacional do município. Não há registro de queixa na delegacia. E no dia 1º de outubro, uma matéria inoportuna na Folha de São Paulo – a considerar o momento de sua publicação, a menos de uma semana das eleições presidenciais, sem que fosse feita uma investigação jornalística mais cuidadosa – deu voz e supostamente razão aos detratores. A acusação: escolas e alunos estariam sendo forçados a forjar resultados para que o município ficasse bem na foto”.

O especialista em educação ressaltou que Sobral possui um ensino padrão, de alta qualidade, em qualquer escola do município, e que isso se deve ao trabalho construído nos últimos vinte anos: “Com a criação do Instituto Alfa e Beto, colaborei na implantação do programa de alfabetização – que lá está até hoje e com a metodologia de ensino estruturado, inicialmente nas séries iniciais e, a partir de 2011, nas séries finais […] Sobral continua sendo o único município brasileiro com 100% de municipalização e um nível uniformemente elevado de desempenho de todas as suas escolas, urbanas e rurais.

Batista finalizou seu texto afirmando que “é fácil denegrir qualquer coisa no Brasil – especialmente os projetos e pessoas que dão certo […] É lamentável o ocorrido. Mas que seja uma oportunidade para os novos governantes aprenderem com Sobral como é difícil – e possível – fazer a educação dar certo”.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here