Home Canindé Procissão de São Francisco encerra festejos nesta quinta-feira, 04, em Canindé

Procissão de São Francisco encerra festejos nesta quinta-feira, 04, em Canindé

O Santuário e Paróquia de São Francisco das Chagas, em Canindé, encerra na tarde desta quinta-feira, 04 os festejos em homenagem ao padroeiro da cidade. De acordo com a programação divulgada pela paróquia, repetindo a tradição secular, às 17 horas, milhares de devotos, chegados de várias cidades do Ceará e do Nordeste, se concentrarão na Praça da Basílica, para acompanharem a procissão pelas ruas do município, retornando à Basílica.

O ato religioso costuma concentrar um grande número de devotos. Apesar de a PRF ter proibido o tráfego dos caminhões paus de arara e de cegonhas transportando devotos, a cada ano aumenta o número de ônibus chegando à cidade. De acordo com os organizadores o ato religioso costuma atrair mais de 40 mil fiéis. A Caravana de Codó, no Maranhão, é uma das maiores foi recepcionada no início da manhã de ontem, 04 pela prefeita do município, Rozário Ximenes e lideranças religiosas.

Desde a madrugada de 24 de setembro o reitor do Santuário Paróquia, frei Marconi Lins, pregou o tema deste ano, “Senhor fazei-me instrumento da vossa paz”. A primeira procissão foi realizada no dia seguinte, com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica em direção à praça dos Romeiros, depois, retornando à Basílica. Até esta quarta-feira, 03, as novenas foram realizadas na Praça dos Romeiros.

A missa solene de encerramento ocorreu nesta manhã de quinta-feira, na Quadra da Gruta, onde reuniu milhares de fiéis. De acordo com o Santuário de São Francisco, pelo menos 12 mil fiéis compareceram ao evento religioso. A missa foi celebrada pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques e concelebrada pelo Ministro Provincial Frei João Amilton dos Santos; o Reitor Frei Marconi Lins; Frei Jonaldo Adelino, Pároco e Guardião da Casa de São Francisco; Frei Marcelo Freitas da Silva, Vigário da Casa (Convento de Santo Antônio) e os demais padres que participam da romaria.

Basílica de Canindé

A Basílica de Canindé é considerada o maior santuário franciscano no continente americano. Segundo historiadores, no ano de 1775, o sargento-mor português Francisco Xavier de Medeiros, reconhecido como fundador do povoado se estabeleceu às margens do Rio Canindé, onde, contado com o auxílio dos moradores da região iniciou a construção da capela dedicada a São Francisco das Chagas. No início do século XIX, grandes romarias e festejos em homenagem ao santo já eram tradicionais nesta freguesia.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here