Home Educação Mais de 1,5 milhão de estudantes participam da Olimpíada de Matemática

Mais de 1,5 milhão de estudantes participam da Olimpíada de Matemática

Mais de 1,5 milhão de estudantes do 4ª e 5ª anos do ensino fundamental de 20 mil escolas públicas de todo o país fazem, nesta terça-feira, 30, a prova da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A (Obmep Nível A 2018).

A nova categoria da Obmep foi criada em setembro deste ano pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que organiza a competição tradicional desde 2005, voltada para alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e para estudantes dos três anos do ensino médio. Desde o ano passado, a Obmep inclui alunos de escolas particulares.

A 1ª Obmep Nível A tem apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação.

A participação de alunos de escolas privadas na Obmep Nível A deve ocorrer apenas em 2019 ou 2020.

As inscrições foram conduzidas pelas secretarias de estaduais de Educação e pelos representantes de escolas federais. A prova tem 20 questões objetivas, que seguem parâmetros curriculares nacionais.

Os estudantes terão uma hora e meia para resolver as questões, que privilegiam o raciocínio lógico e a criatividade. As provas são aplicadas em diferentes horários, a depender da rede de ensino.

Repórter Ceará – Agência Brasil

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here