Home Sobral Ivo Gomes recebe versão final do Plano de Arborização de Sobral

Ivo Gomes recebe versão final do Plano de Arborização de Sobral

Foi apresentada, na manhã desta quinta-feira, 08, a versão final do Plano de Arborização Urbana de Sobral, na Escola José da Matta e Silva. O plano pretende padronizar o plantio de mudas nas calçadas e área públicas, evitando o conflito entre plantas com demais equipamentos públicos, como fios, postes e sinalização de trânsito.

A expectativa é que o plano seja iniciado no início de 2019. Dependendo da vegetação escolhida, os resultados poderão ser vistos a partir de um ano do início de sua execução. “Como são plantas nativas, elas crescem com certa rapidez, então vamos ter mais sombras na calçadas, poderemos andar mais a pé, de bicicleta, e ter enfim uma cidade com um clima mais agradável. Uma cidade onde a gente possa estar na rua não só à noite, mas também de dia, com um clima mais agradável”, disse o prefeito Ivo Gomes.

O superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Jorge Trindade, aproveitou para reforçar a importância da população na execução do plano. “É necessário que a população também participe, colaborando na manutenção dessas árvores, aguando quando possível e evitando a depredação, para que tenhamos certeza de que aquilo que plantamos irá se desenvolver, garantindo assim sombra na nossa cidade e muitos outros benefícios que as árvores nos trazem”, destacou Jorge Trindade.

O plano prevê a utilização de plantas nativas do semi-árido, como flor-do-mulungu, ipê-roxo, pitombeira, pau-branco, cedro, carnaúba e jucá. As espécies adequadas ao meio urbano e às condições climáticas de Sobral, proporcionando maior diversidade e melhor paisagismos. “Poucas são as cidades do país com um plano consistente de arborização integrado com estratégia de urbanização do município, às vezes essas coisas não dialogam. A gestão do prefeito Ivo Gomes teve a visão de fazer com que todos os investimentos, em termos de melhoria urbana, fossem complementados com estratégias de arborização, preocupação com a questão ambienta e conforto térmico”, avaliou o secretário das Cidades do Governo do Estado do Ceará, Paulo Henrique Lustosa.

O evento contou ainda com a presença da secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima, do secretário da Educação, Herbert Lima, e da vice-prefeita Christianne Coelho.

Para outras informações sobre o Plano de Arborização Urbana de Sobral clique AQUI.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here