Home Clima Ceará tem chuvas de até 150 milímetros no fim de semana; Confira...

Ceará tem chuvas de até 150 milímetros no fim de semana; Confira a previsão para os próximos dias

Seis municípios da Região do Cariri do Ceará concentraram as maiores chuvas dos últimos 10 dias, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cidade do Cedro foi a de maior precipitação, com 150 milímetros. No sábado, 24, a chuva ocasionou alagamento nas ruas e enxurradas na zona rural. Pluviômetros de alguns moradores da região marcaram precipitação de 160 milímetros.

Outro município que registrou boas chuvas foi Lavras da Mangabeira com 97,73 milímetros. Em seguida, aparecem Barro (85,6 mm), Santana do Cariri (96 mm), Granjeiro (80,8 mm), Caririaçu (72 mm). A Funceme considera, em seus estudos, Cedro como integrante da região.

As chuvas que ocorreram na madrugada de domingo, 25, em algumas cidades da região do Cariri causaram transtornos para a população. No Crato, a chuva abriu um buraco na estrada vicinal que liga a Vila Padre Cícero à Vila Planalto, em Juazeiro do Norte.

Houve registro de precipitação nos municípios de Farias Brito, Campos Sales, Nova Olinda e Altaneira. No Cedro, um açude sangrou.

Outra região que recebeu boas chuvas foi a da Ibiapaba. Em Ubajara, houve o registro de 82,0 milímetros.

De acordo com o meteorologista Davi Ferran, da Funceme, as chuvas são provocadas por um fenômeno que acontece na Bahia chamado de “Zona de Convergência de Umidade”.

“Esse fenômeno se forma no estado da Bahia. Em alguns momentos ele acaba se transferindo principalmente para as regiões do Sul do Ceará como também para a Região do Cariri. O fenômeno também atinge algumas cidades dos estados do Piauí e Maranhão”, explica o meteorologista.

Apesar das boas chuvas, Ferran afirma que elas são comuns nesta época do ano. Em alguns anos, elas aparecem mais cedo, no início de novembro e em algumas oportunidades, no mês de dezembro. O meteorologista da Funceme reforça que as precipitações em grandes quantidades não garantem que no próximo ano teremos uma boa quadra chuvosa.

Confira a previsão do tempo para os próximos dias:

Previsão para segunda-feira, 26

Nebulosidade variável com chuva na região Jaguaribana, na Ibiapaba, no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado.

Previsão para terça-feira, 27

Nebulosidade variável com eventos de chuva na região Jaguaribana, no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns. Na faixa litorânea, há possibilidade de chuvas isoladas. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro.

Previsão para quarta-feira, 28

Nebulosidade variável com possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea e na Serra da Ibiapaba. Nas demais áreas, céu entre parcialmente nublado e claro.

Repórter Ceará com informações do G1-CE (Foto: Arquivo pessoal)

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here