Home Cultura Cariri receberá entre os dias 04 e 8/12 o 2º Festival Internacional...

Cariri receberá entre os dias 04 e 8/12 o 2º Festival Internacional de Máscaras do Cariri (FIMC)

Em 04 de dezembro, Mascareiros de todos os cantos do Brasil, Portugal, Canadá e África chegam ao Cariri contribuindo com a construção e a difusão das identidades culturais, para colorir mais esse lugar de tantas histórias, durante os quatro dias de atividade que integram o 2º Festival Internacional de Máscaras do Cariri (FIMC).

Co-realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Vila da Música, a Solibel e o Instituto Dragão do Mar, o FIMC conta com Apoio Institucional da Prefeitura Crato, Prefeitura Juazeiro do Norte, Prefeitura Aquiraz, URCA, e Apoio Cultural do Theatro José de Alencar, Quitanda das Artes, Casa Ninho, o FIMC chega ao Cariri inovando uma proposta artística bastante diversificada e com debates com grandes pesquisadores.

“Nossa proposta é ocupar as cidades por meio de espetáculos, exposições, oficinas, colóquio, desfile de máscaras, encontros, e visibilizar a máscara em sua expansão, investindo na criação, pesquisa e no afeto”, ressalta Dane de Jade, curadora da atividade.

Em sua 2ª edição, que ocorre de 04 a 08 de dezembro, no Cariri, o Festival trará diversos artistas e grupos trazendo em suas bagagens a máscara como principal elemento. Será uma semana inteira voltada ao intercâmbio cultural, reunindo mais de 50 atividades de diversas linguagens artísticas, com grupos de teatro e pesquisadores de todo o país que atuam na área.

O Festival Internacional de Máscaras do Cariri é o único no Brasil em sua linguagem, e se potencializa em intercâmbios, formação e fruição, aliando gastronomia, turismo, economia e desenvolvimento no território Cariri. É resultado de uma parceria com o já tradicional Festival Internacional de Máscaras de Quebec – Masq’alors, no Canadá.

Esta é uma realização da ONG Beatos & Ato Cultural. Com o apoio da Apoio do Senac, IFCE, Sítio Barreiras, Pasárgada Hotel, Cena em Trânsito, Betha Produções, P&C.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here