Golpe do WhatsApp faz dezenas de vítimas no Ceará

5 de dezembro de 2018 às 16:52
0

Um golpe realizado por meio do aplicativo WhatsApp fez, pelo menos, 50 vítimas no Ceará, segundo a polícia. Os golpistas clonavam o chip das vítimas e pediam dinheiro para familiares e amigos para situações diversas. Os valores transferidos com os golpes variam entre R$ 70 e R$ 80 mil. Conforme a polícia, a modalidade de crime vem sendo aplicada em todo o país, e alguns suspeitos já foram identificados, incluindo o chefe da organização, que é interestadual.

Os crimes estão sendo investigados pela Célula de Inteligência Cibernética do Departamento de Inteligência Policial (DIP). A polícia investiga se ações criminosas também foram direcionadas a prefeitos e prefeituras do Ceará.

Segundo o delegado Julius Bernardo, diretor da Célula, o grupo usa contas de laranjas para o depósito do dinheiro arrecadado. “É um trabalho complexo e já ouvimos diversas pessoas. Sabemos que o golpe era bem estruturado, contando com a participação de vários envolvidos”, destacou.

Com as mensagens, os criminosos pediam dinheiro para pessoas próximas, para situações que vão desde a troca de um pneu, compra de um eletrodoméstico, até a aquisição de um carro. Para ter acesso à conta de app da vítima e aos contatos, eles compravam um chip e pediam o resgate de um número de telefone, que viria a ser o das vítimas pelas quais se passavam mandando as mensagens.

A polícia acredita que o número de vítimas pode ser muito maior, já que muitas pessoas podem não ter registrado queixa.

Como se proteger

Para evitar cair no golpe, a polícia recomenda o uso do recurso de verificação em duas etapas do WhatsApp. Opcional, o recurso exige que a verificação do número de WhatsApp seja feita acompanhada por um PIN, uma senha de seis dígitos criada pelo usuário. Além disso, a polícia também reforça que negociações financeiras não sejam realizadas pelo aplicativo.

Repórter Ceará com informações do G1-CE

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Google+
Google+
Deixe uma Resposta

Mídia Kit

Anuncie no Repórter Ceará

Baixe o Mídia Kit


Contato: jornalismo@sistemamaior.com.br

Anúncio
Entendendo A Notícia
Curta nossa página
Escute ao vivo
Visite-nos
Tempo