Home Geral I Fotofestival SOLAR começará nesta quarta-feira, 05, no Centro Dragão do Mar...

I Fotofestival SOLAR começará nesta quarta-feira, 05, no Centro Dragão do Mar e Porto Iracema das Artes

Desta quarta-feira, 05, até o próximo domingo, 09, Fortaleza sediará o I Fotofestival SOLAR, evento inédito no País e que irá reunir durante cinco dias de programação centenas de artistas do Brasil e do mundo com o intuito de refletir sobre a diversidade da fotografia contemporânea e criar um ambiente de troca de ideias, de expressão artística e de conexão internacional. Além de fotógrafos, participarão escritores, músicos e artistas que refletem sobre a natureza experimental da fotografia nas artes. As atividades serão gratuitas e realizadas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e na Escola Porto Iracema das Artes.

Permeado pelo tema Abismo, o I Fotofestival SOLAR propõe amplificar as reflexões acerca dos tempos vertiginosos no País, convocando uma centena de convidados e o público presente às transformações sociais e liberdadesa partir da sua vasta programação.Idealizado pelo fotógrafo e editor cearense Tiago Santana, algumas das ações do Fotofestival SOLAR se estenderão até março de 2019, estimando alcançar público em torno de 50.000 (cinquenta mil) pessoas no período de difusões artísticas e formativas da Fotografia e suas transversalidades.

O I Fotofestival SOLAR é uma realização do Instituto da Fotografia (IFoto), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Escola Porto Iracema das Artes e Instituto Dragão do Mar, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura (Secult).

Sobre o Fotofestival SOLAR

É comum dizer que o Ceará é a “Terra da Luz”. O termo deve-se ao pioneirismo na abolição dos escravos no país, mas também pode ser associado à luminosidade do lugar, símbolo potente que faz da luz um caminho de expressão artística, de construção de memória e de transformação social. Com importante patrimônio histórico e cultural, o Ceará é terra de fotógrafos e de artistas visuais que tornam a região um lugar propício para a realização do Fotofestival SOLAR.

No momento em que a vertigem e a ilusão tomam conta do Brasil, o SOLAR pretende trazer um outro fôlego ao panorama da arte e da cultura contemporânea. Atravessamos um século de intensas transformações, o que exige de nós um compromisso de reflexão e reinvenção urgentes. Nesse contexto, o Fotofestival busca se posicionar como uma plataforma de pensamento e virada política através das artes.

Explorando questões críticas relevantes para os nossos tempos, o Fotofestival SOLAR apresenta-se como uma plataforma experimental de diálogo entre a fotografia e outras expressões, com destaque para a pintura, a literatura, o cinema, o teatro e a música.

Confira a programação completa clicando AQUI.

Serviço:
Fotofestival SOLAR 2018
Data: 5 a 9 de dezembro de 2018
Horário: das 9h à meia noite
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar 81, Praia de Iracema – Fortaleza/Ceará). Telefones: +55 (85) 3488 8600 / (85) 3488 8608 e Escola Porto Iracema das Artes (R.Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema – Fortaleza/Ceará). Telefones: (85) 3219 – 5865 / (85) 3219 – 5842 – Acesso Gratuito.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here